Vídeo de jundiaiense é finalista e pode ser exibido em Conferência do Clima da ONU
Vídeo de jundiaiense é finalista e pode ser exibido em Conferência do Clima da ONU

A jundiaiense Nara Perobelli de Moraes, de 22 anos, é uma das 20 finalistas da Global Youth Video Competition, uma competição organizada pelo Reino Unido que visa estimular  jovens ao redor do mundo na produção de vídeos com iniciativas em combate às mudanças climáticas.

Se o seu vídeo vencer, ela poderá participar da Conferência do Clima da ONU (Organização das Nações Unidas), que acontece em Santigo, capital do Chile, em dezembro. Antes, em setembro, seu vídeo e dos outros 19 finalistas serão exibidos no Climate Summit, evento da ONU em Nova York, Estados Unidos. De todos os 20 vídeos, o grande vencedor será o que tiver maior número de visualizações no Youtube.

Estudante de Gestão Ambiental pela ESALQ, da USP de Piracicaba, Nara decidiu filmar uma iniciativa local: o trabalho dos agricultores familiares orgânicos de Jundiaí, que são certificados pela Organização de Controle Social (OCS), uma iniciativa brasileira que se coloca como alternativa popular para produtores familiares orgânicos que não conseguem arcar com um processo de certificação. Em Jundiaí, a iniciativa conta com o apoio da Prefeitura. 

“Eram três categorias de vídeos: cidades, biodiversidade e soluções baseadas na natureza e alimentos, que foi a temática que eu escolhi. Eu escolhi falar sobre a OCS e o trabalho dos agricultores orgânicos porque a minha família consome os produtos deles, é algo próximo de mim. É uma alternativa local, em que o o produtor orgânico trabalha em sintonia com o meio ambiente, sem causar os impactos que os grandes agricultores que utilizam inúmeros agrotóxicos causam”, conta.

Em seu vídeo, Nara quis mostrar como os produtores orgânicos contribuem não só para o meio ambiente,  mas também para a sociedade, para a saúde e para a alimentação. Ela também pontuou como a OCS contribuiu com a produção de orgânicos em Jundiaí. “Antes era ainda mais restrito e bem mais caro consumir produtos orgânicos, mas com essa iniciativa ficou mais fácil”, continua.

Em Jundiaí, a feira da OCS ocorre todos os domingos, das 8h às12h, na praça Monsenhor Doutor Arthur Ricci, na Avenida Nove de Julho, próximo ao cruzamento com a Avenida União dos Ferroviários. Para a estudante, que costuma frequentar a feira semanalmente, o consumo dos produtos que provêm dos pequenos agricultores traz não só benefícios ao meio ambiente, a nossa saúde e a economia local, mas também estreita nossos laços com aqueles que produzem nossa comida. “Quem está lá é quem planta e isso faz toda a diferença”, diz.

Agora, a jovem fica na expectativa para ser a finalista da competição, já que seria um sonho visitar uma conferência da ONU: contribuiria não só com sua formação e conhecimento, mas também seria uma oportunidade profissional. Atualmente, Nara é estagiária de Políticas Públicas na ONG Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola).

“Seria incrível participar. Acho muito importante, não só para mim mas para jovens em geral, participar desse evento, tendo em vista o contexto que vivemos, de desmatamentos e retrocessos ambientais. Acho importante que os jovens, especialmente os latinos e nós mulheres, participemos desses espaços e conheçamos as discussões globais sobre as mudanças climáticas. A partir disso eu conseguiria trazer muita coisa para Jundiaí e para minha universidade”, finaliza.

Confira o vídeo da Nara: