Homem segurando morcego

A Vigilância em Saúde e Zoonoses de Jundiaí iniciou uma análise de risco no bairro Fazenda Grande e na região central, em Jundiaí, após encontrarem morcegos que testaram positivo para raiva nos locais.

A doença neurológica pode ser transmitida do animal infectado para pessoas ou outros animais por mordidas, arranhados ou contato direto.

A prefeitura da cidade informou que no dia 4 de agosto um morcego foi encontrado em uma casa na região do Fazenda Grande e o morador levou o animal até a Vigilância no dia seguinte. A equipe visitou casas na região na quarta-feira (19).

Ainda no dia 4 de agosto, uma moradora da região central encontrou um morcego morto em sua casa.

[tdj-leia-tambem]

De acordo com os especialista, apenas os animais com comportamento anormal, como os encontrados caídos no chão, voando durante o dia, pendurados em cortinas ou janelas e dentro de carros e cômodos de casa, podem estar contaminados e necessitam de atenção maior.

As recomendações para os moradores que encontrarem alguma espécie de morcego em casa é isolar o cômodo e imobilizá-lo com um balde, pote de sorvete, pano ou caixa. Mesmo se o animal estiver morto, não é recomendado manuseá-lo sem proteção.

Depois de encontrar o morcego, o morador deve contatar imediatamente a Vigilância, que irá recolher o animal com segurança para realização do diagnóstico da doença. O contato com o setor por ser feito pelo telefone (11) 4521-0660.

A prefeitura também reforça que os morcegos são protegidos por lei e importantes para o meio ambiente e não devem ser feridos ou mortos.