
Durante a noite desta quarta-feira (31), o ator João Acaiabe morreu, aos 76 anos, vítima da Covid19. Acaiabe ficou conhecido nacionalmente ao interpretar o personagem Tio Barnabé, no ”Sítio do Pica-Pau Amarelo”.
De acordo com a família, o ator acabou se contaminando com o vírus no dia 15 de março. Nesta data, a cidade de São Paulo começava a imunizar idosos da faixa etária de Acaiabe, que comemorou na véspera que poderia ser vacinado.
Com uma piora em seu quadro de saúde, precisou ser internado no Hospital Sancta Maggiori, na Mooca, no dia 21 de março. Ele foi intubado na manhã de quarta-feira, e faleceu após sofrer duas paradas cardíacas.
Em 2020, o ator já havia relatado em uma entrevista que havia recebido o diagnóstico de insuficiência renal, e estava na fila para um transplante de rim.
Thays, uma das filhas de Acaiabe, homeageou o pai nas redes sociais. “Guardarei no coração tudo o que vivemos e a referência que você é para a nossa família! Gratidão, meu pai. Que os espíritos de luz te recebam em Aruanda até que a gente se encontre novamente, porque almas gêmeas nunca se separam!”
Carreira
João Acaiabe atuou em quatro novelas na TV Tupi, e em 1978 foi para a TV Cultura. Na emissora, se tornou destaque no programa infantil Bambalalão. Depois disso, ainda passou pela TV Bandeirantes, até chegar na Rede Globo, em 1985, para atuar em “Tenda dos Milagres”.
Entre 2001 e 2006, foi quando deu a vida ao Tio Barnabé, no “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Em 2013, foi o Chefe Chico, no remake de Chiquititas, no SBT.
Mais recentemente, em 2018, participou da novela “Segundo Sol”, como Didico, na TV Globo.