
Morreu, neste sábado (30), Dona Ermínia, conhecida como ‘Dindinha do Promeca’, a moradora mais velha de Várzea Paulista. Dona Dindinha havia acabado de completar 115 anos de idade, no dia 12 de junho.
De acordo com informações, Dindinha vivia com sua filha de 78 anos, e nos últimos meses esteve acamada, e precisando de cuidados especiais.
Ermínia nasceu no dia 12 de junho de 1907, na cidade de Itambaçuri, em Minas Gerais. Durante sua vida, se mudou para Várzea Paulista, e com os anos passou a ser a pessoa mais velha a morar na cidade. Dados do IBGE de 2010 mostram que, naquele ano, apenas 6 pessoas em Várzea Paulista superavam a marca dos 100 anos.
Para sua filha, Maria Gouveia, a idade surpreendente de Dindinha se deve a uma genética ‘das boas’. “A mãe dela viveu até os 92 e a bisavó até os 112″, contou Maria ao Tribuna de Jundiaí, em 2020.
Quando completou 110 anos, em 2017, Dindinha recebeu uma homenagem na Paróquia Santo Antônio, no bairro da Promeca, evento que reuniu muitos daqueles que a conhecem há anos. Além disso, ela também já foi homenageada em sessão solene na Câmara Municipal de Várzea Paulista.
Até o momento, não há informações sobre as causas da morte de Dindinha. Mas seu velório acontecerá das 12h às 15h, no cemitério Memorial Parque da Paz.