eder

O ex-vereador de Jundiaí, Eder Guglielmin, faleceu domingo (21) após complicações da Covid19. Ele tinha 63 anos, era solteiro e morava há mais de 50 anos no bairro Vila Bernardes, região da Vila Aparecida.

Eder foi vereador na cidade por três mandatos pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), no qual se filiou em 1988 e foi o mais votado.

Posse dos vereadores no dia 9 de dezembro de 1994, com Eder (à direita) na mesa diretora (Foto: Arquivo/CMJ)

Também ficou conhecido por participar ativamente de projetos de melhoria pelas regiões da Vila Aparecida, Jardim São Camilo e Ponte São João. Ainda que fora do meio político, continuava cobrando soluções para ações e visibilidade dos bairros, com participação em reuniões ou em apoio a outros candidatos.

“O Eder foi, de toda a história da cidade, desde 1988 até hoje, um dos vereadores mais combativos da cidade. Era um vereador que tinha perfeita noção do seu papel: fiscalizar o Executivo com respeito, apoiando aquilo que era bom para a população”, comenta o presidente do PSB de Jundiaí, professor Oswaldo José Fernandes.

Guglielmin também foi o fundador da Casa Comunitária, entidade que ajuda moradores em situação de vulnerabilidade social na região do Jardim São Camilo. Além disso, foi o criador da lei que instituiu o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em 1996.

Mesmo já fora da política, cobrava melhorias para os bairros carentes da cidade (Foto: Reprodução/Redes sociais)

‘Um ótimo companheiro’

“O Eder tinha uma relação muito forte com a área da Saúde e tinha uma atenção muito especial com moradores de baixa renda. É um cara que nunca deixou de militar, o Eder foi um grande militante político, independentemente de ter ou não um mandato. Um vereador que deixa saudades, muitas saudades”, lamenta professor Oswaldo. “O partido lamenta muito a perda. Eu especialmente, como presidente do partido, lamento demais, porque é uma perda irreparável. Foi um ótimo companheiro”, conclui.

oswaldo
Oswaldo Fernandes destacou as qualidades do ex-vereador: amigo e companheiro de partido (Foto: Divulgação/PSB)

Nas redes sociais, amigos também prestaram homenagens. “Ele fez uma oração na nossa loja que nos salvou de um acidente e até hoje fazemos. Muita luz no caminho do nosso amigo. Meus sentimentos a todos da família, um abraço fraterno”, diz Izabel Cristina Martins Anzolin.

“Mais uma vítima da Covid 19. Um bom amigo, ex-aluno e pessoa participativa da comunidade jundiaiense. Que Deus o receba de braços abertos”, escreveu João Carlos José Martinelli.

O ex-vereador foi sepultado nesta segunda-feira (22), no Memorial Parque da Paz, em Jundiaí.

[tdj-leia-tambem]