Dona Manuela Mercadão

Faleceu nesta quarta (14), aos 97 anos, Manoela Rodrigues Parada de Espasa, a dona Manuela, uma das fundadoras do tradicional Mercadão da Vila Arens. Durante mais de 60 anos ela trabalhou no espaço e transformou clientes em amigos com toda a simpatia, educação e carinho, principalmente com as crianças.

Era sempre vista fazendo tricô, marca registrada ela tinha até um ponto galego, que ela não revelava o segredo a ninguém. Nasceu em 24 de janeiro de 1924, no vilarejo de Villarxoan, na província de Lugo, estado da Galícia, na Espanha. Filha de pequenos agricultores, ela veio para o Brasil na década de 1950 e tinha a loja no Mercadão desde 1957.

[tdj-leia-tambem]

Ajudou, também, a construir a Paróquia Santuário do Senhor Bom Jesus de Pirapora, em Jundiaí. Henrique Parra Parra, amigo da família, fez uma homenagem no Facebook para dona Manuela:

“Jundiaí, seus familiares, amigos e fregueses de mais de 60 anos no Mercadão, todos estamos de luto. Não a veremos mais fazendo seu tricô, atendendo as crianças, seus clientes, de segunda a domingo. Todos os dias em sua loja, com seu sorriso e ‘las bromas de siempre’. Uma galega forte, guerreira, trabalhadora, tudo fez por sua família – como tinha sempre orgulho de contar. Dona Manuela Rodrigues, espanhola e amiga de minha mãe Felipa, descanse em paz, manda um abraço pro señor André. Vai deixar muitas saudades nel corazon de todos, tinha e tenho um carinho muito grande pela senhora”.