
Foi anunciado nesta terça-feira (8) o falecimento de Luigi Bauducco, filho do fundador da Pandurata Alimentos, uma das marcas alimentícias mais prestigiada mundialmente. Além de um profissional admirável, sempre foi reconhecido por sua competência, ética e um olhar humano irreparáveis.
Luigi chegou no Brasil com sua família vinda da Itália no início dos anos 50. A família trouxe consigo a massa madre, que há sete décadas dá origem aos famosos panettones Bauducco.
A empresa hoje é a maior produtora do alimento no mundo, com mais de 70 milhões de unidades produzidas todos os anos e exportadas para inúmeros países. Luigi proporcionou ainda a expansão da Bauducco para produção de outros tipos de alimentos. Hoje, os panetones representam apenas 25% do faturamento da empresa e a Pandurata Alimentos controla as marcas Bauducco, Visconti, Tommy e Fritex.
Em 2016, Luigi Bauducco e a família entraram no ranking de bilionários da revista Forbes Brasil, em 92º lugar, com a fortuna estimada em R$ 2 bilhões.
A empresa permanece com um perfil pouco visto nos negócios brasileiros, onde todo o controle está nas mãos da família originária. Como já vinha acontecendo nos últimos anos, a empresa encontra-se agora sob administração dos filhos de Luigi: Massimo, Silvana e Carlo Andrea.
Entrevistas e exposição
A família Bauducco costuma ser reservada e evitam participar de entrevistas e eventos sociais. Em uma das poucas exceções, Luigi e os filhos concederam uma entrevista á DINHEIRO, portal da revista IstoÉ online.
Na ocasião, o dono da empresa relatou como foram a primeira marca brasileira a conseguir consolidar mercado na rede de varejo americana, Target, “Os americanos consomem muito. É o tipo de mercado de que nós gostamos”.
Ao ser perguntado sobre qual o segredo dos panetones, Luigi ainda chegou a declarar que o produto brasileiro é melhor que o italiano, país de origem da iguaria, “Não sei. Só sei que muito italiano me diz que o nosso panetone é melhor que o deles”.
Massimo, filho mais velho de Luigi, que assumiu a empresa nos anos 80, conta que tem uma filosofia na administração: “A gente não admite fazer nada que já existe no mercado. Foi assim com meu avô Carlo que trouxe o panetone ao Brasil. E continua assim”. Foi com esse pensamento que Massimo fez o biscoito wafer ser sucesso de vendas, junto com outros produtos novos, em 14 anos.
Como parte do seu enorme legado para o país, Luigi Bauducco deixa a esposa Carla, seus três filhos, netos e bisnetos, aos 82 anos. Ao lado deles, toda a família Bauducco está em luto, em respeito à grande história de Luigi.
A causa da morte de Luigi Bauducco foi um choque séptico após complicações causadas por uma pneumonia bacteriana.