Morre aos 100 anos o padre Haroldo Rahm

O padre centenário Haroldo Rahm, conhecido por ter criado um dos mais importantes institutos para tratamento de dependentes químicos em Campinas (SP), morreu no início da tarde deste sábado (30), na capital paulista, após sofrer uma parada cardíaca. 

Em 2011, ele esteve na Câmara de Vereadores de Jundiaí em plenária sobre a participação do poder público na dependência química.

Ele também foi responsável por fundar o Treinamento de Liderança Cristã (TLC) que promove a formação cristã que assumem o serviço de liderança. Além disso, Haroldo ajudou a trazer para o Brasil a Renovação Carismática Católica (RCC). 

“Queridos, com tristeza, informamos que nosso amado Padre Haroldo está agora nos braços do Pai a quem ele serviu por toda sua vida. Detalhes sobre as cerimônias de graças por sua vida serão postadas em breve por nossos canais. Ele partiu sem dor e em paz”, informou a nota oficial do Instituto Padre Haroldo.  

Ainda não há informações sobre velório e enterro. 

Trajetória

Haroldo nasceu em 22 de fevereiro de 1919, nos Estados Unidos, e naturalizou-se brasileiro em 1986. Foi responsável por diversas obras, como pastorais, movimentos cristãos, ações sociais para dependentes químicos e outros. 

Ele fundou, em 1978, a entidade filantrópica “Associação Promocional Oração e Trabalho”, que em 2009 foi nomeada como “Instituto Padre Haroldo Rahm”. Em 1984, iniciou o projeto “Amor Exigente” inspirado no livro “Tough Love”. 

Atualmente, a instituição oferece 15 serviços diferentes, possui 10 endereços e atende cerca de 2 mil pessoas em situação de vulnerabilidade por mês. Ao todo, o serviço já ajudou 12 mil pacientes e é referência no país.

[tdj-leia-tambem]