Arlindo Cruz
Foto: Reprodução/ Instagram/ @arlindocruzobem

O cantor, multi-instrumentista e compositor Arlindo Cruz morreu aos 66 anos, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (8). A informação foi confirmada por sua esposa, Babi Cruz.

Arlindo sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico em março de 2017, após passar mal em casa, e ficou internado por quase um ano e meio. Desde então, lidava com as sequelas da doença e encerrou sua carreira.

Nas redes sociais oficial do cantor, uma nota foi publicada. Confira:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Arlindo Cruz (@arlindocruzobem)

Carioca com passagem em terras mineiras

Nascido em 14 de setembro de 1958, o carioca, que aos 15 anos foi para Barbacena (MG) estudar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, ganhou festivais na região. Pouco depois, passou a frequentar rodas de samba do Cacique de Ramos — onde se tornou parceiro de Zeca Pagodinho e Sombrinha — e logo se destacou como um dos maiores nomes do samba no Brasil.

Trajetória no Fundo de Quintal

Após se destacar como compositor, Arlindo Cruz substituiu Jorge Aragão quando este deixou o grupo Fundo de Quintal. Permaneceu na banda por 12 anos, período em que gravou sucessos como Seja Sambista Também, Só Pra Contrariar, Primeira Dama, entre outros. Sua saída do grupo aconteceu em 1993.

Sucesso estrondoso

Segundo o site oficial do sambista, Arlindo Cruz tem mais de 550 músicas gravadas por diversos artistas. Nos anos 1990, dedicou-se às eliminatórias de sambas-enredo do Império Serrano, escola pela qual teve grande identificação. Sua primeira conquista como compositor de enredo foi em 1996, com E verás que um filho teu não foge à luta, samba lembrado até hoje.

Ele também teve composições escolhidas nos anos de 1999, 2001, 2003, 2006 e 2007, além de ter sido tema do enredo da escola em 2023, em uma grande homenagem.

Em 2008, escreveu o samba da Grande Rio para o enredo Do verde de Coari vem meu gás, Sapucaí.

Carreira solo

Sua carreira solo inclui o lançamento de CDs e DVDs, com destaque para:

  • DVD Arlindo Cruz MTV Ao Vivo (2009);
  • CD Batuques e Romances (2011);
  • DVD ao vivo Batuques do Meu Lugar (2012), com participações especiais de Alcione, Caetano Veloso e Zeca Pagodinho.

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4