
O cantor Chrystian, conhecido por formar a dupla Chrystian e Ralf, faleceu na noite desta quarta-feira (19). Chrystian tinha 67 anos e estava internado em um hospital de São Paulo. A família confirmou a morte por meio de uma nota oficial.
O velório será realizado a partir das 11h em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Em nota, a família agradeceu o apoio dos fãs, amigos e colegas de profissão. Chrystian dedicou 60 anos de sua vida à música sertaneja, e sua perda é sentida por muitos.
Chrystian deixa dois filhos, fruto de seu casamento com a influencer Key Vieira, com quem estava há 29 anos. Na década de 1980, ele foi casado com a cantora Gretchen.
Problemas de saúde recentes
Em fevereiro deste ano, Chrystian foi internado no Hospital do Rim, em São Paulo, após ser diagnosticado com rim policístico. O cantor estava se preparando para um transplante de rim, que seria doado por sua esposa, Key Vieira. No entanto, a cirurgia foi adiada para o final de 2024. Durante os exames pré-operatórios, Chrystian precisou passar por um cateterismo, procedimento que exige o uso de medicação para afinar o sangue por seis meses, impossibilitando a realização de cirurgias durante esse período.
A assessoria do cantor afirmou que Chrystian estava seguindo todas as recomendações médicas. Apesar disso, foi hospitalizado nesta quarta-feira devido a “uma condição médica que exige repouso imediato e tratamento especializado.” A causa da morte não foi divulgada. Um show marcado para sábado (22) em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, foi cancelado.
Chrystian e Ralf
Quando formaram a dupla “Chrystian e Ralf”, os irmãos lançaram o primeiro disco em 1983, com regravações. “Quebradas da Noite” tinha 12 faixas e alcançou o disco de ouro. Ainda na década de 1980, eles também conseguiram pela primeira vez o disco de platina com o álbum “Chrystian e Ralf”.
Em 1988, foram eleitos a melhor dupla sertaneja pelo Prêmio da Música Brasileira e ainda fizeram turnê pelos Estados Unidos.
A dupla se separou brevemente no início dos anos 2000, mas voltaram a trabalhar juntos com o lançamento do disco “De Volta”, em 2001. Ao longo da carreira, eles lançaram 20 álbuns, além de DVDs e coletâneas. A separação definitiva aconteceu em 2021, quando Chrystian e Ralf seguiram carreira solo.
Após a separação, Chrystian voltou aos palcos com a turnê “Romance” e lançou a música “Não Dá Pra Ficar Assim”.