
Após piora repentina de saúde nos últimos dias, o Papa Emérito Bento XVI faleceu neste sábado (31), aos 95 anos.
“É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informações serão fornecidas o mais breve possível”, escreveu o perfil de notícias do Vaticano no Twitter.
Ontem, sexta-feira (30,) em um comunicado do Vaticano, foi informado que o estado de Joseph Ratzinger era grave, porém estável, com atenção médica constante. Desde sua renúncia, em 2013, ele vivia em um pequeno mosteiro no Vaticano.
Bento XVI surpreendeu o mundo quando anunciou sua renúncia durante uma reunião rotineira com os cardeais em Roma. Com 85 anos na época, ele informou que a razão da saída do cargo era a falta de forças na mente e no corpo.
“No mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor, seja do corpo, seja do ânimo, vigor que, nos últimos meses, em mim diminuiu, de modo tal a ter que reconhecer minha incapacidade de administrar bem o ministério a mim confiado.” – Papa Bento XVI