Morre o Papa Francisco
Foto: Depositphotos

O Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, na Casa Santa Marta, no Vaticano. O anúncio oficial foi feito pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Igreja Católica, que destacou: “Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja”.

Jorge Mario Bergoglio, nascido em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936, foi o 266º Papa da Igreja Católica, o primeiro latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo. Eleito em 13 de março de 2013, seu pontificado de 12 anos foi marcado por uma abordagem pastoral centrada nos pobres, na justiça social e no diálogo inter-religioso.​

Nos últimos meses, Francisco enfrentou sérios problemas de saúde. Em fevereiro, foi internado por 38 dias devido a uma bronquite que evoluiu para pneumonia bilateral. Após receber alta em 23 de março, retornou à Casa Santa Marta, onde continuou sua recuperação. No domingo de Páscoa, 20 de abril, fez sua última aparição pública, abençoando os fiéis na Praça de São Pedro.

O Papa Francisco será velado na Basílica de São Pedro, com a capela ardente aberta por três dias. Seu funeral está previsto para ocorrer entre quatro e seis dias após sua morte. Atendendo a seu desejo, será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, rompendo com a tradição de enterros papais na Basílica de São Pedro .

Com sua morte, inicia-se o período de “sede vacante”, durante o qual o Colégio de Cardeais se prepara para eleger o novo pontífice. O conclave, que reúne cardeais com menos de 80 anos, deve começar entre 15 e 20 dias após o falecimento, sendo necessária uma maioria de dois terços para a eleição do novo Papa .​