
Mais uma vítima da covid19 não resistiu à luta contra a doença. Na manhã de quinta-feira (1), o padre Marinaldo Batista, 53 anos, faleceu no hospital Santa Casa de Campo Mourão, município do Paraná. O padre foi internado no dia 9 de março, dias após o óbito de seu pai, e enquanto estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sua mãe também veio a falecer, ambos vítimas do coronavírus. Marinaldo cuidava dos pais e acabou transmitindo o vírus para eles.
Como seminarista, padre Marinaldo realizou estudos no Seminário São José em Campo Mourão e depois no Seminário Nossa Senhora do Desterro em Jundiaí. Após a ordenação diaconal, voltou à Jundiaí para concluir os estudos, e realizou os primeiros trabalhos como ordenado na Paróquia São Sebastião, em Itupeva. Atualmente, estava morando e atuando nos Estados Unidos, na paróquia Santa Isabel, em Bristol. Em fevereiro, voltou ao Brasil para visitar os pais e comemorar os 25 anos de sacerdócio.
Na família o irmão do padre foi o primeiro a ser contaminado pela Covid, e se recuperou após internação. Antes de ficar doente, o sacerdote fez um vídeo em seu perfil no Facebook criticando a pessoa que, mesmo contaminada, foi visitar o irmão. No início de março, ele teve os primeiros sintomas da doença e publicou nas redes sociais “Estou internado na UPA em Mariluz [município do Paraná] esperando vaga em enfermaria desde ontem. Espero não ter o mesmo destino do meu pai”, disse em publicação.
A Diocese de Campo Mourão fez uma publicação em seu site oficial comunicando o falecimento do padre e prestou homenagem ao sacerdote.
História
Pe. Marinaldo Aparecido Batista (Foto: Diocese de Campo Mourão)
Marinaldo Aparecido Batista nasceu na cidade de Mariluz, no Paraná, no dia 7 de setembro de 1967 e é filho de Valdir Marques Batista, falecido em 5 de março e Izabel Tricossi Batista, falecida em 25 de março.
A ordenação diaconal foi setembro de 1995 em Campo Mourão, no Paraná e em dezembro do mesmo ano, foi ordenado sacerdote, em Mariluz. Em 2000, foi aceito como candidato no mestrado de filosofia na Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino e Teologia em na Universidade Gregoriana, ambos cursos em Roma. Mudou-se para Roma, Itália, morando no Colégio Pio Brasileiro. Em 2003 concluiu o mestrado e retornou para o Brasil no mesmo ano.
Na Diocese de Campo Mourão, ficou como vigário da Catedral São José entre os anos de 2003 a 2005. No ano de 2005, manifestou o desejo de continuar seus estudos e fazer doutorado. A fim de aprofundar os estudos na língua inglesa e desejoso em fazer uma experiência missionária, em 2005 mudou-se para o Canadá e passou a trabalhar na Arquidiocese de Edmonton, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima; uma comunidade católica de língua portuguesa. Nesta paróquia permaneceu até 2013.
Em outubro de 2013, voltando para Campo Mourão, o padre Marinaldo foi nomeado Administrador Paroquial em Campo Mourão. Mas seu desejo era voltar para a missão. Desta forma, em 2014 passou a residir no Canadá. Lá conheceu o Instituto Secular, Companhia de São Paulo, onde após três anos de caminhada, foi admitido como membro permanente do mesmo, no ano de 2017. Mesmo pertencendo ao instituto secular, continuou incardinado na Diocese de Campo Mourão. Como membro do instituto foi convidado para trabalhar na Cidade de Bristol, Rhode Island, nos Estados Unidos, que residiu até fevereiro de 2021.
