
Roberto Leal, cantor português e de muito sucesso no Brasil, morreu nesta madrugada (15). Ele estava internado no Hospital Samaritano, em São Paulo, desde o dia 11.
O falecimento ocorreu por volta de 3 e meia da manhã de hoje por falência múltipla de órgãos em decorrência de um câncer.
As cerimônias de despedida do cantor serão abertas ao público.
O velório acontece nesta segunda-feira (16), a partir das 7 da manhã, na Casa de Portugal. E o sepultamento, à tarde, no Cemitério de Congonhas.
[tdj-leia-tambem]
Roberto Leal
António Joaquim Fernandes era o nome de batismo do cantor. Natural concelho de Macedo de Cavaleiros, mudou-se para o Brasil quando tinha onze anos, em 1962. Aqui, antes de se tornar artista, trabalhou como sapateiro e vendedor de doces.
Atingiu o sucesso na década de 70 com “Arrebita” ou “Dá cá um beijo”. No país europeu, era conhecido como um dos maiores embaixadores da cultura portuguesa no Brasil. Ao longo de 50 anos de carreira, Leal também fez cinema e televisão.
Nas últimas eleições brasileiras, filiado ao PTB, foi candidato ao cargo de deputado estadual por São Paulo. Com pouco mais de oito mil votos, não conseguiu ser eleito.
Em 2018, Roberto Leal falou, finalmente, sobre a luta contra o câncer de pele. Chegou a se isolar depois da divulgação da doença, mas retomou a atividade social e artística.