
Neste período de quarentena, onde todos estão em casa, é muito comum aparecer problemas comportamentais em animais domésticos, como xixi fora do lugar, rasgar almofadas e latidos excessivos.
O que muitas pessoas não sabem, é que esses comportamentos são normais no mundo animal, pois quando o animal está feliz e quer gastar energia com alguma atividade.
Pensando nisso, o grupo Pet Family separou algumas dicas de brincadeiras e hábitos para realizar dentro de casa, ou apartamento, para melhorar o bem-estar do seu bichinho. Confira:
1 – Mudando a forma de se alimentar
Todo tutor coloca a comida no prato do cachorro, serve e ele simplesmente come. Que tal mudar isso e deixar mais natural? Coloque petiscos pela casa, ou esconda em dobras de tecidos, e estimule o faro do animal para encontrar o próprio alimento, é uma das brincadeiras mais divertidas pra eles.
2 – Brincar de bolinha não deixa de ser importante
A brincadeira mais conhecida é: jogar bolinhas ou qualquer outro brinquedo para o pet perseguir. O que muita gente não sabe é que essa brincadeira é importante para estimular o instinto de perseguir algo, como uma presa, por exemplo. O melhor de tudo é que não precisa de muito espaço, apenas de um corredor livre.
3 – Ração ou petiscos congelados
Você já deve ter visto algum pet roendo objetos, como chinelos, cadeiras e afins. Logo, faça a troca, não adianta punir uma necessidade básica. Alguns brinquedos podem ser prejudiciais, então pegue um petisco que ele goste, coloque em uma forma de gelo e preencha com água. Ele vai precisar roer bastante até chegar no petisco. O ideal é fazer em dias quentes.
4 – Papelão ou outros objetos recicláveis
Um comportamento comum, principalmente em cães, é rasgar coisas. Para evitar que ele destrua algo importante, coloque petiscos dentro de caixas e sele com fita crepe, para chegar ao alimento ele precisará rasgar a embalagem.
5 – Brincar com coco verde
Nessa brincadeira, é comum que os pets tentem tirar as fibras do coco. O interessante é que é uma fruta barata e facilmente encontrada no mercado. O cachorro pode beber água de coco tranquilamente, mas recomendamos retirar, caso não queira muita sujeira pela casa.