Cachorro com esquilo
Foto: Reprodução/Instagram | boxernamedmartha

“Fui até lá para conhecer outro cão e não senti uma conexão com ele”, disse Erin ao The Dodo. “Pedi para conhecer outro cão. A mulher que me ajudou me disse depois que eles trouxeram o residente mais antigo, o cão que não era legal com ninguém, na esperança de que o cão hostil me convencesse a levar para casa o primeiro cão que conheci.” A cadela antipática era a Martha.

“Para o espanto de todos, ela subiu em meu colo”, acrescentou Erin. “Eu disse: ‘Este é o meu cachorro’. E ela voltou para casa comigo.”

Foto: Reprodução/Instagram | boxernamedmartha

Em sua nova casa, Martha rapidamente se tornou sociável com todas as pessoas que conhecia. No entanto, ela ainda tinha problemas com outros cães e animais. Ela frequentava uma creche especial para cachorros agressivos, passava o tempo em seu quintal sozinha e só ia a parques onde os cães tinham de ficar na coleira. Embora tivesse sua tutora, Martha não tinha nenhuma companhia animal.

Foto: Reprodução/Instagram | boxernamedmartha

Amizade improvável – mas linda

Então, em 2019, Martha estava no parque quando parou em frente a uma árvore específica para observar alguns esquilos brincando. “Martha começou a observar os esquilos, sem persegui-los – apenas observando”, disse Erin. “De alguma forma, ela percebeu que, se ficasse perfeitamente imóvel, os esquilos não fugiriam. Ela começou a se sentar como uma estátua na base de uma árvore específica.”

De acordo com a tutora, os esquilos começaram a descer para ver o cachorro e, em seguida, descer até suas patas e ficar com ela. “Ela permaneceu perfeitamente imóvel e deixou que eles corressem ao seu redor. Comecei a me sentar com ela e passamos horas naquela árvore.”

Há cinco anos, Martha e Erin visitam a árvore dos esquilos todos os finais de semana. Sempre que eles vão até a árvore, os esquilos correm para ver seu amigo cão.

“Se outro cão se aproxima da árvore, eles correm de volta imediatamente. Eles reconhecem algo nela porque sabem que ela não é uma ameaça. Martha só se preocupa com os esquilos dessa árvore. Ela vê esquilos em nosso quintal ou em outras partes do parque, e não se interessa. Há uma relação que não consigo explicar”.

[tdj-leia-tambem]

Cachorro conseguiu fazer mais amizades

E o doce relacionamento do cachorro com seus esquilos expandiu seu círculo social, ajudando-a a fazer seu primeiro amigo canino. Em 2020, um pastor alemão chamado Cali começou a observar Martha enquanto ela interagia com os esquilos.

Foto: Reprodução/Instagram | boxernamedmartha

Os tutores de Cali esperavam que o exemplo calmo de Martha ajudasse Cali a aprender a parar de perseguir os esquilos. Ela começou a se sentar pertinho de Martha, aproximando-se cada vez mais com o passar do tempo.

Agora, Cali e Martha caminham e brincam juntas sem coleira – algo que antes parecia impossível. Embora a amizade dos cães tenha florescido sob a árvore favorita de Martha, Cali nunca aprendeu a parar de perseguir os esquilos. Felizmente, Martha está sempre presente para ficar de olho em seus pequenos amigos.