(Foto: Canva/Darren Baker)
(Foto: Canva/Darren Baker)

Quem tem um cão sabe a alegria que eles sentem toda vez que chegamos em casa. Eles são extremamente amorosos e companheiros com seus tutores. Mas você sabia que eles também ficam de luto quando perdem seus amigos e sofrem muito com a saudade?

A médica veterinária Joana Barros, de Sorocaba, explicou em entrevista a ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais) que o sofrimento pode, inclusive, levar à depressão do animal.

“Os animais estão ligados aos tutores emocionalmente e energeticamente e, quando perdem um tutor, eles, de fato, sentem. Sentem falta da rotina, do dia a dia, sentem a ponto de ficarem tristes e entrarem em estado de depressão”, explica.

De acordo com a veterinária, os cachorros não sentem apenas a perda do tutor, mas também quando algum companheiro animal se vai.

“Às vezes, são dois cachorros que viveram a vida toda juntos, e aí um deles morre e o outro fica. Eles sentem bastante, ficam mais tristes, às vezes param de comer, param de brincar”, diz.

Como cuidar?

A veterinária orienta que, assim que os sinais de luto aparecerem, é necessária a ajuda de um profissional. Se atente aos sintomas:

Tristeza e apatia;
Diminuição das brincadeiras;
Falta de apetite;
Ficar pelos cantos da casa;
Ficar em lugares da casa antes frequentados pelo companheiro que se foi.

Carinho e acolhimento são os melhores remédios. No entanto, nos casos mais graves, pode ser necessários remédios psicotrópicos.

[tdj-leia-tambem]