
Durante a pandemia do novo coronavírus, o número de animais abandonados cresceu muito em 2020. Por isso, ONGs como o projeto “Pracinha dos Dogs”, em Jundiaí, são tão importantes para a proteção destes animais.
A iniciativa do projeto partiu de Sara Penteado, com o objetivo de resgatar os animais abandonados na cidade. De acordo com a professora, ela sempre quis “fazer a coisa certa”. Por isso, passou a dividir seu tempo entre os animais resgatados, o trabalho e a casa.
Mas, o que começou como uma pequena ação solidária, se transformou em um grande projeto em Jundiaí. Só em 2020, a “Pracinha dos Dogs” resgatou 67 filhotes de cães e 10 mães. Em geral, os animais estavam com sinais de abandono e em situações críticas. Atualmente, o projeto atende 74 animais que estão abrigados e 34 em lares temporários.
Adoção responsável
De acordo com Sara, na pandemia os abandonos cresceram, principalmente com animais que já haviam sido resgatados das ruas antes. Com isso, a protetora destaca a importância de uma adoção consciente e responsável, em que se deve tratar o cachorro ou gato adotados como parte da família.
“O grande problema é as pessoas comprarem animais e não os castrarem. Falta consciência, falta responsabilidade”, diz. Agora, com o aumento dos abandonos na pandemia, a ONG está lotada, mas Sara continua na missão de conseguir um novo lar para os animais. “Acho que, com um pouco de amor, fé, paciência, você consegue doar o animal de forma honesta e com respeito”, finaliza.