
Um bombeiro adotou um gato que não quis sair de seu lado depois de tê-lo resgatado dos escombros de um prédio que desabou na Turquia. Ali Cakas resgatou Enkaz – que significa escombros em turco – das ruínas de um bloco de apartamentos desmoronado 129 horas após o terremoto.
Dada a comida e a água, o gato preto e branco virou a nova sombra de Ali enquanto ele procurava desesperadamente por sobreviventes na província de Gaziantep, no leste da Turquia. Imagens e filmagens emocionantes de Ali e Enkaz em meio aos escombros têm tocado os corações das pessoas no mundo todo.
Ali e seus colegas cuidaram do gato – que eles disseram ter “olhos tristes” – e estão tratando o gato como sua mascote. Eles esperavam que seus tutores fossem aparecer, mas quando ninguém se apresentou para buscá-lo, ficou claro que haviam morrido no catastrófico duplo terremoto que atingiu a Turquia e a Síria.
[tdj-leia-tambem]
‘Formaram uma bela conexão’
A rara história logo viralizou, em meio a um mar de perdas e devastação causada pelo terremoto. Dizendo que os dois “formaram uma bela conexão”, Ali levou o gatinho com ele para sua casa na cidade de Mardin, a cerca de 250 milhas de Nurdagi. Agora ele gosta de estar com sua nova família enquanto se reúnem no tapete para comer suas refeições. “Minha mãe, meu pai, meus irmãos e irmãs estão me apoiando”, disse Ali. “Nós vemos o gato como um membro da família”.
Logo após o terremoto, Ali prometeu que nunca deixaria seu novo amigo para trás, acreditando que a experiência angustiante deles os tinha amarrado. “Nós nos unimos rapidamente”, disse ele. “Nós dois passamos por um momento difícil. Vamos superar este trauma abraçando um ao outro”.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		