
No Natal de 2021, um cão de rua assustado chegou ao Abrigo de Animais de Evanston. Batizado de Ralphie, ele trazia na bagagem o medo de tudo e de todos. Os anos nas ruas haviam deixado marcas profundas, e dentro do abrigo ele se mostrava constantemente acionado, sem conseguir se relacionar com outros cães ou confiar em pessoas.
“Ralphie estava realmente lutando”, contou Lauren Burns, que mais tarde se tornaria sua mãe adotiva, ao portal The Dodo. “Ele não se dava bem com outros cães ou com pessoas. Ele estava tão assustado.”
A equipe do abrigo se perguntava: seria possível que Ralphie tivesse um amigo cachorro?
1.100 dias até uma chance real
Ralphie passou três anos (cerca de 1.100 dias ) no abrigo até que decidiram pedir ajuda a Lauren, uma tutora experiente em cães reativos. Assim que chegou à casa dela, o desafio ficou evidente.
“Ele era muito tímido e bem nervoso na minha casa”, disse. Em caminhadas, Ralphie rosnava e se encolhia diante de qualquer novidade, até mesmo anúncios na rua. Lauren acreditava que apresentar Ralphie ao seu próprio cachorro, Winnie, ou ao namorado talvez nunca fosse possível.
O poder dos petiscos
Depois de muitas tentativas, Lauren encontrou um caminho para o coração de Ralphie: comida. Logo, Ralphie descobriu que brincar com brinquedos também podia ser divertido. Foi quando Lauren decidiu dar um passo além e apresentá-lo a Winnie.
Os primeiros contatos entre os cães foram cautelosos. Um ficava em uma caixa, enquanto o outro circulava pela casa. “Eu sempre recompensei ele e Winnie quando eles eram capazes de ficar calmamente um com o outro”, explicou Lauren.
A confiança foi crescendo até que Ralphie se sentiu à vontade para brincar em companhia de Winnie. Juntos, chegaram a passear lado a lado, sempre com focinheiras para garantir a segurança.
O grande avanço aconteceu em uma tarde na varanda de Lauren, quando Winnie se aproximou de Ralphie, que descansava em sua cama. Após alguns instantes de reconhecimento, começaram a brincar. Ralphie tinha, finalmente, um amigo cachorro.
Abertura para o amor humano
A amizade com Winnie foi uma porta de entrada para novas descobertas. Ralphie permitiu que o namorado de Lauren o acompanhasse nos passeios e, com o tempo, até aceitou carinhos. O ápice veio quando se acomodou no colo dele.
“Nós dois estávamos muito orgulhosos de seu progresso e de como ele estava sendo corajoso”, disse Lauren. “Ele aprendeu lentamente que coisas novas podem ser emocionantes e não muito assustadoras, afinal.”
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		