Mulher encontra cachorro abandonado vivendo em uma vala
Foto: Reprodução/Laurie Sanchez-Guzman/The Dodo

Quando Laurie soube de um cachorro abandonado vivendo em uma vala lamacenta e vagando pelas ruas, ela largou tudo e foi procurá-lo. Ninguém havia conseguido resgatar o cachorrinho assustado, mas ela resgata animais o tempo todo com uma ONG de proteção animal, então ela sabia que tinha que tentar.

Quando Laurie finalmente encontrou o cachorro abandonado, uma fêmea, mais tarde chamada Valentina, seu coração se partiu. Ela estava completamente emaranhada e coberta de lama, e parecia estar sofrendo de infecções nos olhos e nos ouvidos. O cão precisava de ajuda, e rápido. Mas por mais que Valentina quisesse ser resgatada, ela ainda estava muito assustada.

Laurie passou horas tentando conquistar Valentina. Ela a alimentava à distância e conversava com ela gentilmente. Queria ter tempo para ganhar sua confiança, mas, infelizmente, o relógio estava correndo.

“Precisava voltar para a minha cidade para pegar meu filho na escola e, além disso, uma forte tempestade estava começando a cair. Eu tinha que fazer algo drástico. Ela estava perto de mim comendo, e eu simplesmente a peguei e a empurrei para dentro de uma caixa de transporte o mais rápido que pude”, disse ao The Dodo.

Mulher encontra cachorro abandonado vivendo em uma vala
Foto: Reprodução/Laurie Sanchez-Guzman/The Dodo

No início, o cãozinho não ficou nada feliz com esse acontecimento. Quando sua salvadora a levou para casa, Valentina se recusava a deixar que alguém a tocasse ou sequer se aproximasse dela. Apesar de estar doente e ser negligenciada, o cachorro abandonado também era teimoso e impetuoso. Ele queria ser ajudado em seus próprios termos, mas, depois de alguns dias, finalmente aceitou que estava seguro, e ela e Laurie se tornaram melhores amigas.

Um novo visual para a nova vida do cachorro abandonado

A mulher levou Valentina ao veterinário e à tosa, o que ela detestava, mas depois ela parecia um cão completamente diferente. “Ela começou a mostrar sua verdadeira personalidade, e descobri que ela era muito motivada por petiscos e interação humana. Foi um pouco desafiador cuidar dela em minha casa, cheia de outros animais de estimação. Mas ela entrou em uma rotina e ficava feliz quando tinha seu momento a sós. Ela era uma cadela incrível, uma verdadeira lutadora e uma sobrevivente.”

Mulher encontra cachorro abandonado vivendo em uma vala
Foto: Reprodução/Laurie Sanchez-Guzman/The Dodo

Laurie cuidou do cachorro abandonado por cerca de um ano e, durante esse período, ela teve muito interesse de pessoas que queriam adotar a cadelinha. Infelizmente, a maioria delas não era a pessoa certa.

“Muitas pessoas se candidataram para adotá-la e nós continuamos recusando as candidaturas porque sabíamos que ela precisava de um adotante experiente e comprometido que entendesse que ela era uma guerreira em um corpo pequeno.”

Finalmente, eles encontraram a família certa. Não foi uma transição tranquila no início, mas a família se esforçou muito para atender às necessidades do cão. Hoje, ela ainda é um pouco agressiva, mas sua família a ama por isso e está empenhada em garantir que ela não tenha nada além de paz pelo resto de sua vida.

Mulher encontra cachorro abandonado vivendo em uma vala
Foto: Reprodução/Laurie Sanchez-Guzman/The Dodo