Cachorro ajuda a encontrar idoso desaparecido
Foto: Debora MTZ/The Dodo

Um cachorro virou notícia mundial ao colaborar com a polícia para encontrar seu tutor idoso, que havia desaparecido. Quando Don Gregorio Romero, de 84 anos, desapareceu de sua casa em Sonora, México, sua família ficou compreensivelmente preocupada. O consenso era de que o idoso se perdeu em um estado de desorientação, e depois não conseguiu encontrar o caminho de volta para casa.

Depois que a busca de sua família pela cidade não trouxe resultados, eles procuraram ajuda junto às autoridades locais. Mas o herói de Romero logo se revelaria alguém sem nenhum treinamento.

Durante dias, as equipes de busca e resgate vasculharam a região em busca de qualquer sinal de Romero – mas tudo em vão. As autoridades chegaram até a acionar o serviço de cães farejadores habilidosos, embora também eles não tenham descoberto nenhuma pista sobre onde o idoso poderia estar.

Quem o conhece melhor

Uma semana após Romero ter desaparecido, perdendo a esperança de encontrá-lo vivo, os socorristas decidiram recorrer àquele que o conhece melhor. Eles pediram ajuda ao seu cachorro, Palomo. Assim, as autoridades levaram Palomo para as proximidades de onde Romero foi visto pela última vez, uma semana antes – e, com certeza, o cachorro estava entusiasmado para a ação.

Cachorro caramelo
Foto: Debora MTZ/The Dodo

Evidentemente tendo capturado o cheiro persistente de seu amado tutor, Palomo começou a caminhar para o deserto, liderando os socorristas em uma missão salvadora. Por quase quatro quilômetros, o fiel cachorro seguiu seu nariz e seu coração. Enquanto isso, os socorristas esperançosos observavam o pet.

Cachorro ajuda a encontrar idoso desaparecido
Foto: Debora MTZ/The Dodo

“[Palomo] conduziu as autoridades entre colinas, estradas e barrancos, até onde Dom Gregorio estava”, escreveram as autoridades da cidade. O cão de Romero o havia encontrado, exausto e desidratado, mas felizmente ainda vivo.

[tdj-leia-tambem]

Amor animal

Os socorristas então conduziram Romero para fora do deserto em segurança. Mas para todos os presentes, não havia dúvidas sobre a quem agradecer por ter acabado com sua provação angustiante.

“O herói deste dia se chama Palomo, este cachorro que encontrou seu dono!”, escreveu Debora Mtz, membro do grupo de busca. Em seguida, o idoso foi levado a um hospital local para tratar sua desidratação. Lá, também ficou claro a dedicação do cachorro por seu amado amigo. O cachorro permaneceu fiel do lado de fora da porta do hospital, esperando a liberação de seu tutor.

Cachorro em porta de hospital
Foto: Debora MTZ/The Dodo

Embora muitas pessoas tivessem se reunido em um esforço para encontrar Romero, uma declaração sobre o incidente feita por funcionários deixa claro que foi o vínculo que ele compartilha com seu cachorro que acabou levando a este final feliz. “Não há dúvidas sobre o amor que os animais sentem por seus donos. Mas no caso de ‘El Palomo’ […] esse amor foi além do esperado, pois ajudou a salvar sua vida ao orientar elementos de segurança e proteção civil e seus parentes para localizar seu dono”, escreveu as autoridades.