Cachorro resgatado de laboratório de testes
Foto: Reprodução/Yvonne Horan/The Dodo

Para a maioria dos cães, atividades como brincar com brinquedos e fazer caminhadas são naturais. Mas quando Yvonne Horan adotou seu cachorro Barkley, um beagle, ele não sabia como fazer nenhuma das coisas.

Barkley passou cinco anos de sua vida em um laboratório de testes em animais. Quando se aposentou do laboratório, Yvonne o adotou de um santuário animal que resgata ex-animais de pesquisa.

A tutora não tem certeza do que exatamente seu cachorro passou em seu tempo no laboratório, mas sabe que quase todos os seus dentes foram removidos, então, claramente, ele passou por muita coisa. “Ele não sabia o que eram petiscos, não sabia brincar com nossos outros dois cães”, disse Yvonne ao The Dodo.

“Tentamos não pensar no passado. Nós apenas pensamos: ‘OK, vamos aproveitar o momento e dar a ele a melhor vida possível pelo resto de sua vida’.”

Cachorro resgatado de laboratório de testes
Foto: Reprodução/Yvonne Horan/The Dodo

Nos dois meses desde que ela adotou Barkley, Yvonne o está acostumando lentamente a coisas como andar na coleira e ser pego no colo. De acordo com ela, seus outros dois cachorros serviram como grandes “modelos” para o beagle.

O primeiro brinquedo de um novo cachorro

Assim, seus novos irmãos têm sido especialmente úteis na atividade de algo que é importante para todos os cães – brincar com brinquedos. O outro beagle da família, Arthur, gosta de levar brinquedos de dentro de casa para o quintal para brincar. Por um tempo, Barkley apenas observou a rotina de brinquedos de Arthur. Aos poucos, ele começou a cheirar os brinquedos e, finalmente, um dia, decidiu começar a brincar com um deles do nada.

“Ele simplesmente foi até lá, pegou o brinquedo e começou a correr pelo quintal. Ele parecia tão feliz. Sua cauda estava abanando, e ficamos muito empolgados”, disse Yvonne.

Talvez algumas pessoas se surpreendam ao saber que os testes em beagles ainda são muito comuns. “Ainda há cães por aí com os quais isso está acontecendo e que precisam de um lar depois disso”, disse a tutora de Barkley.

Felizmente para esse cachorro, ele está em um lar amoroso agora – e rapidamente se tornou um especialista em brincar com brinquedos. Alguém poderia dizer que Barkley tem sorte de ter encontrado uma família tão paciente e solidária. Mas Yvonne não vê as coisas dessa forma. “Nós é que somos realmente sortudos”.

[tdj-leia-tambem]