
Quando os socorristas da RSPCA chegaram para ajudar Barney, eles não podiam acreditar no que viam. O cachorro estava coberto por tantos pelos emaranhados que era impossível ter certeza de que havia realmente um cão debaixo de tudo aquilo. Ele precisava de ajuda, e rápido.
“Ele estava extremamente emaranhado, com grandes tufos de pelo pendurados”, disse Tina Nash, uma inspetora da RSPCA. “O cachorro não cheirava muito bem e me deu vontade de vomitar.”

O pobre Barney não recebia tratamento adequado há um ano e meio, pois seu tutor acreditava que sua raça, um terrier russo, não precisava de tosa. Era impossível até mesmo ver seu rosto – ele era apenas uma mancha emaranhada de pelos balançando. O cachorro estava claramente sentindo dor ao carregar todo aquele peso extra, e seus socorristas começaram a trabalhar para raspar tudo o mais rápido possível.


O processo de tosa demorou um pouco e, quando tudo estava pronto, a equipe havia tirado 17 quilos de pelo de Barney. “O cachorro suportava uma pelagem que pesava aproximadamente 21% do seu peso corporal enquanto se movimentava”, disse o veterinário que ajudou Barney. “O peso dessa pelagem teria aumentado consideravelmente quando o cão estava molhado.”

Depois que os veterinários removeram todo o pelo extra, puderam finalmente ver o rostinho doce de Barney. O cachorro estava claramente muito aliviado por ter se livrado de todo aquele pelo e rapidamente começou a se desenvolver sob os cuidados de todos os seus novos amigos.
Atualmente, o cachorro vive em um internato particular. Ele teve um começo de vida difícil, mas agora que todo aquele peso extra se foi, ele mal pode esperar para encontrar uma nova família e começar a viver a vida ao máximo.

[tdj-leia-tambem]