Foto: Mata Ciliar
Foto: Mata Ciliar

Pouco mais de dois meses da sua chegada à Mata Ciliar, este cachorro-do-mato fêmea se recuperou de um grave caso de sarna. O animal, resgatado de Bragança Paulista, estava debilitado e com muitas lesões em sua pele. Porém, hoje se encontra saudável e sem apresentar os ácaros da doença.

Agora, o cachorro-do-mato seguirá sob os cuidados da Mata Ciliar. A equipe seguirá com os próximos passos, como o processo de reabilitação e, possivelmente, sua soltura em vida livre.

“Quando ela chegou, realizamos um procedimento para estabilizar o animal para evitar outros problemas clínicos além da sarna. Depois, começamos o tratamento com medicações específicas e manejos contínuos, com observações diárias e cuidados em recinto”, explica Gabriel Rodrigues, médico veterinário da associação.

Foto: Mata Ciliar

“Nessa última avaliação, fizemos o exame da raspagem de pele e confirmamos que estava sem os ácaros da sarna. O animal se mostrou bem responsivo ao tratamento, está ativo, se alimentando bem e agora vamos dar continuidade para desenvolver a musculatura em recinto de reabilitação e assim, possivelmente, poderá retornar para sua casa.”

Foto: Mata Ciliar

O município de Bragança Paulista possui parceria com a Mata Ciliar, que contribui para o recebimento e reabilitação de animais silvestres.

[tdj-leia-tambem]