Cachorros irmãos
Foto: Elle Nailga/The Dodo

Quando Elle começou a trabalhar mais do que de costume, ela estava preocupada que seu cachorro, Bella, se sentisse sozinha. Assim, ela achou que seria divertido para a pet ter um amigo por perto, então a família acolheu um cachorrinho pug chamado Baguette.

A princípio, Bella ficou super empolgada quando conheceu Baguette, e os cães se uniram rapidamente. Depois de um tempo, no entanto, Bella percebeu que o novo cachorro tinha muito mais energia do que ela. Com isso, o novato nem sempre entendia quando a primogênita cansava de brincar. Então, Bella elaborou um plano.

Cachorro cego?

A tutora dos cachorros começou a perceber que Bella estava tendo dificuldades para subir e descer do sofá e também esbarrava em coisas ocasionalmente. Ela achou estranho, mas Bella parecia estar bem e não estava machucada nem nada. Elle não pensou muito nisso, mas as coisas se agravaram.

“Uma manhã, acordei Bella e Baguette para brincar de busca. Eu joguei o brinquedo, mas Bella não quis ir atrás dele. Pensei que talvez fosse só porque Baguette o pegou primeiro, então segurei Baguette e joguei [o brinquedo]. Mas Bella ficou ali sentada olhando para mim. Ela nem sequer seguiu a direção do brinquedo”, contou Elle ao The Dodo.

“Eu fingi que estava prestes a espetar o olho dela e ela NÃO PISCOU! Foi aí que eu realmente me preocupei e pensei que algo estava definitivamente errado com os olhos dela”.

Rapidamente, a tutora levou o cachorro ao veterinário e, depois de fazer alguns testes, Bella recebeu o diagnóstico de cegueira aguda. O veterinário recomendou que Elle levasse Bella a um oftalmologista o mais rápido possível. Em pânico, ela marcou uma consulta rapidamente – mas os resultados definitivamente não eram os que ela estava esperando.

[tdj-leia-tambem]

Só uma pausa nas brincadeiras

“Os especialistas me disseram que fizeram um teste de labirinto com as luzes acesas e apagadas, assim como alguns outros testes. Eles suspeitaram que Bella talvez não fosse totalmente cega porque ainda conseguia andar pelo labirinto sem acertar nenhum dos obstáculos”.

De acordo com a tutora, os veterinários disseram que o cachorro tinha um comportamento muito “inconsistente”. Depois de mais alguns testes, o oftalmologista chamou Elle com os resultados. No final das contas, Bella não era nada cega.

“Ele disse que seus olhos funcionavam perfeitamente bem. Me perguntou se havia alguma mudança em casa ou em seu estilo de vida, porque isto pode ser uma questão comportamental. Eu lhe disse que eu tinha acolhido um cachorro, e foi quando ele pensou que era a Baguette que estava causando isto… Eles perceberam que ela estava tentando evitar e ignorar a Baguette”.

Cachorros irmãos
Foto: Elle Nailga/The Dodo

Aparentemente, Bella tinha decidido que precisava de uma pausa nas brincadeiras com a nova irmã – então o cachorro fingiu ser cego para não ter que brincar. Desde então, a tutora dos pets tem estado muito atenta para que Bella tenha espaço e tempo para si mesma, longe do cachorrinho enérgico. Baguette também está aprendendo a ter limites, e Bella se tornou muito mais relaxada ao redor de sua nova irmãzinha.

Ainda pode levar algum tempo até que as irmãs estejam completamente ajustadas aos estilos uma da outra, mas agora as coisas estão suficientemente calmas para que, com sorte, Bella não sinta a necessidade de fingir que está cega novamente.