
Patrono traduzido para ‘Bullet’ em ucraniano. É o cão herói que ajudou o esquadrão anti-bombas a desactivar 90 bombas na Ucrânia. O serviço de emergência estatal da Ucrânia lançou um vídeo do menino de dois anos Jack Russell Terrier em acção entre as ruas destruídas de Chernihiv, e as fotografias do cachorro em acção já se tornaram virais.
Patron, o cão mascote das forças armadas ucranianas e chefe de uma unidade de eliminação de bombas do Serviço Nacional de Emergência em Chernihiv, conseguiu estabelecer um recorde absoluto: cerca de 90 bombas, incluindo minas terrestres e várias bombas, foram descobertas desde que a invasão russa da Ucrânia começou em 24 de Fevereiro.
Com o seu pêlo branco e castanho, o pequeno cão, um Jack Russell Terrier com apenas dois anos de idade, parece inofensivo, pequeno e indefeso. Contudo, o pequeno cão, um Jack Russell Terrier, é imbatível em termos de nariz.
Patrono, o corajoso cão que descobriu mais de 90 bombas em Chernihiv, Ucrânia.
“Patron tem algumas notícias importantes”, escreveu o esquadrão anti-bombas na legenda de um vídeo divulgado pelo Serviço de Emergência do Estado Ucraniano. Mascote Chernihiv, o nosso cão militar, continua a servir. Desde o início da guerra, ele e o esquadrão anti-bombas do SES destruíram quase 90 engenhos explosivos. O esquadrão anti-bombas de Chernihiv escreveu: “Obrigado, amigo, pelo seu trabalho incansável”.
[tdj-leia-tambem]
O cãozinho usa um mini colete preto à prova de bala com a crista do esquadrão anti-bala e uma placa com o nome “Patron” num vídeo divulgado pelo Serviço de Emergência do Estado Ucraniano. O carro da esquadra pega no cãozinho. Ele gosta de abanar a cauda e ser acariciado por um dos membros da equipa antes de ir trabalhar.
Entretanto, o pequeno continua a brincar e a mordiscar a brigada de bombas no carro, ladrando para a câmara que o enquadra. Finalmente é tempo de começar a trabalhar: o Patron é escoltado para fora do carro e abordado por uma bomba. O rapazinho é então solto num campo, onde procura por bombas.

O soldado ucraniano adoptou o Patron como sua mascote. “Obrigado amigo pelo seu trabalho incansável”, diz o esquadrão anti-bombas num vídeo divulgado pelo Serviço de Emergência do Estado Ucraniano.
Os bombardeamentos continuam em Chernihiv, uma cidade localizada a norte de Kiev, Ucrânia. A cidade foi palco de uma barbaridade há alguns dias, primeiro noticiada pelo site Suspline News e depois apanhada por uma série de jornais nacionais e internacionais. Enquanto aguardavam na fila para o pão, pelo menos 13 civis foram mortos.
“Hoje as forças russas dispararam e mataram 10 pessoas à espera de pão em Chernihiv”, escreveu a embaixada dos EUA em Kiev. Estes actos atrozes devem terminar. “Estamos a considerar todas as opções para determinar quem é responsável por qualquer crime hediondo na Ucrânia”. Cinco pessoas foram mortas quando um edifício em Chernihiv foi bombardeado no mesmo dia em que o massacre de civis que faziam fila para o pão. Três das vítimas eram menores.
 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		