
Enquanto alguns cachorros aprendem truques ou imploram por petiscos, um pet que vive dentro de uma escola aprendeu a pagar pela sua comida.
Há cerca de cinco anos, o campus do Instituto Educativo Técnico Diversificado de Monterrey, na Colômbia, abriga um doce cachorro chamado Negro. Lá, ele “trabalha” como um tipo de guardião, vigiando o local enquanto os alunos estudam.
Em troca de seu trabalho, o cachorro recebe comida, água, um lugar seguro e muito carinho dos professores da escola. No entanto, Negro decidiu que qualquer coisa além disso é com ele. Assim que chegou na escola, o cachorro conheceu a pequena lanchonete do campus, onde os estudantes compram alguns lanches durante o dia. Há vezes em que compram biscoitos para o pet ali.
Foi assim que o cachorro começou a “aprender” sobre como funciona o comércio. Dessa forma, decidiu tentar por conta própria.
“Ele ia à loja e via as crianças darem dinheiro e receberem algo em troca. Então um dia, espontaneamente, ele apareceu com uma folha na boca, abanando a cauda e deixando saber que queria um biscoito”, conta a professora Angela Garcia Bernal ao The Dodo.
Uma folha por um petisco
Ainda que Negro tenha inventado sua própria moeda, a lanchonete aceitou o pagamento e ele recebeu seu biscoito. Assim o cachorro descobriu: folhas podem comprar petiscos!
“Ele vem comer biscoitos todos os dias”, disse Gladys Barreto, uma atendente de longa data da lanchonete. “Ele sempre paga com uma folha. É a sua compra diária”. A equipe se certifica de que Negro receba apenas guloseimas seguras para cães. Além disso, limitam suas compras a dois biscoitos por dia, para evitar a inflação da moeda de folha e também de seu peso.
“Quando você o vê pela primeira vez, quase quer chorar. Ele encontrou uma maneira de se fazer entender, ele é muito inteligente“, conta Bernal.

[tdj-leia-tambem]


