
Conheça Pitufo – um cachorro de abrigo na Argentina que, contra todas as probabilidades, encontrou o lar perfeito há algumas semanas. Depois de mais de uma década de espera, o cachorrinho de 14 anos está finalmente provando o amor pela primeira vez, e sua reação está derretendo o coração de todos. Para Silvana, cofundadora do Hogar Corazón Animal em Moreno, Buenos Aires, a recente adoção de Pitufo parece um milagre.
Quando ela o resgatou pela primeira vez em 2012, já havia alguns obstáculos entre Pitufo e seu lar definitivo. Pitufo tinha cerca de 5 anos de idade quando se juntou à equipe da Hogar Corazón e era visto como menos desejável do que um filhote. Além de ser um adulto, o abrigo também não tinha muitas oportunidades de divulgá-lo.
“Como éramos uma organização menor, não tínhamos muita visibilidade e a mídia social ainda não existia”, disse Silvina ao The Dodo. “Era muito difícil para nós encontrar lares para nossos cães.” Mesmo quando os possíveis adotantes demonstravam interesse, muitas vezes eles não atendiam aos requisitos do abrigo. Para Silvina, encontrar um lar genuinamente amoroso para seus cachorros era de extrema importância, não importava quanto tempo levasse.

“Sou muito rigorosa com os lares para os quais adoto meus cães”, disse Silvina. “Eu os vejo como meus próprios filhos, e não confiaria meus filhos a qualquer pessoa. Sempre busco o melhor para eles.” Depois de 10 anos tentando divulgar Pitufo e examinando as poucas famílias que perguntaram sobre ele, o desejo de Silvina pelo filhote finalmente se tornou realidade.
A adoção finalmente chegou
Em 9 de agosto de 2023, Pitufo conheceu a família de seus sonhos: um casal amoroso chamado Estefanía e Sebastían. Além de um lar aconchegante, Pitufo ganhou dois pais incríveis e uma irmã gatinha peluda. Devido à longa permanência de Pitufo no abrigo, Estefanía e Sebastían esperavam que o cão tivesse dificuldades para se adaptar ao novo ambiente.
Mas Pitufo os surpreendeu. “Pitufo nunca teve uma família ou um lar, então sabíamos que a adoção poderia ser difícil”, disseram Estefanía e Sebastían. “Mas não foi. Ele se afeiçoou a nós e à sua irmã imediatamente.”

Faz algumas semanas que Pitufo conheceu sua nova família, mas eles sentem que ele está com eles desde sempre. Agora, ele passa seus dias passeando, abraçando e fazendo sua rotina diária como se estivesse fazendo isso durante todos os 14 anos de sua vida. E esse menino doce e feliz não consegue parar de sorrir por causa disso. Silvina está sentindo falta de ver seu amoroso Pitufo no abrigo, mas está extasiada com o fato de que o pequeno finalmente encontrou sua felicidade para sempre. “Foi a melhor decisão”, disse Silvina, “porque agora Pitufo está incrivelmente feliz”.