Cachorro resgatado de caverna
Foto: Facebook/Rick Haley

Nesta semana, aventureiros resgataram um cachorro preso em uma caverna a 150 metros de profundidade, após quase dois meses após o animal ter desaparecido da casa de sua família. O grupo encontrou Abby, uma cachorrinha de 13 anos, enquanto explorava as passagens do sistema de cavernas Berome Moore, nos Estados Unidos.

Assim, eles alertaram os bombeiros locais e os membros da Fundação de Pesquisas em Cavernas. Vários dos mais experientes “cavernistas” desceram até o local para checar o cachorro. De acordo com Rick Haley, que participou do resgate, o cachorro “não estava em boa forma”. Ainda assim, no post no Facebook, ele disse que ela estava pelo menos mexendo a cabeça.

“Eu peguei a bolsa, coloquei o cobertor e o cachorro, naquele momento, caminhou e se sentou na bolsa. O cachorro reconheceu que ‘esta é a coisa mais seca, quente e macia que eu vi em muito tempo e vou deitar nela'”, disse Rick à CNN em um artigo publicado online no sábado.

“Ela não parecia ter nenhum ferimento. Mas, cara, ela estava realmente desnutrida. Ela era pele e ossos”.

[tdj-leia-tambem]

Resgatada após semanas

O resgate de Abby levou cerca de uma hora, até levar o pet a superfície na bolsa de lona, com os cavernistas se revezando para subir um acima do outro e entregar o cachorro para o de cima.

Logo após o resgate, Abby estava reunida com a família Bonner, que acreditava que seu animal de estimação provavelmente tinha desaparecido para sempre desde seu sumiço, em junho. “Abby está voltando ao seu antigo eu. Isso é bastante normal. Ela ainda não ladrou – acho que ela simplesmente não tem energia para isso”, disse Rachel Bonner, tutora do cachorro.

Rick Haley disse que acreditava que Abby poderia ter caído em uma abertura enquanto perseguia outro animal e afundado mais profundamente no segundo maior sistema de cavernas do Missouri em enchentes causadas pelas recentes chuvas fortes. Além disso, ele disse que era “uma boa sensação” participar do resgate.