Foto: Reprodução/The Animal Foundation/The Dodo
Foto: Reprodução/The Animal Foundation/The Dodo

Quando um cão de rua chegou à The Animal Foundation (TAF), no outono passado, a equipe ficou em choque. Apesar do focinho largo e dos olhos castanhos lembrarem um pitbull, o corpo extremamente magro revelava uma situação grave de abandono e fome.

“Ele estava vivendo um pesadelo …”, escreveu a
TAF. “Pesava apenas 21 quilos, menos da metade do que um cão saudável do seu tamanho deveria pesar.”

Batizado de Chappo, o cachorro apresentava um dos quadros mais severos já vistos pelo abrigo. Costelas e ossos do quadril estavam visíveis, ele tinha queda de pelos nas orelhas, dores pelo corpo e quase nenhuma força para se mover.

Em estado crítico, Chappo passou a receber cuidados intensivos. A equipe iniciou um plano rigoroso de realimentação para que ele ganhasse peso de forma segura, além de oferecer atenção constante e carinho.

“Apesar de tudo, esse doce garoto só queria amor”, escreveu a TAF. “Ele tem os olhos de cachorrinho mais adoráveis e se inclina para animais de estimação, desejando nada além de amor.”

A recuperação foi gradual, mas animadora. Até o fim de outubro, o cachorro já havia ganho 12 quilos e demonstrava mais disposição e brilho no olhar.

Adoção e nova Vida

Em dezembro, ao atingir um peso saudável, veio a melhor notícia: ele estava pronto para adoção. Pouco depois, encontrou uma família definitiva.

“Chappo foi adotado!”, comemorou a TAF. “Este doce chegou ao abrigo à beira da morte. Hoje, ele está prosperando.”

Agora chamado de Gumbo, o cão vive feliz, saudável e cercado de amor. “Ele é brincalhão, inteligente, enérgico e vive sua melhor vida”, concluiu a instituição. “Não poderíamos estar mais felizes.”