
Em 2023, voluntários de uma organização de resgate de animais, salvaram a vida de um cachorrinho chamado Don Luis. O filhote, presumivelmente um vira-lata, foi vítima de um atropelamento, mas graças ao rápido atendimento e dedicação da equipe, ele conseguiu sobreviver.
Logo ficou claro que Don Luis não estava acostumado à gentileza humana. “No começo, ele era um cão agressivo. Ele rosnava para tudo”, contou Javiera Santander, fundadora da organização, ao portal The Dodo. “Ao longo dos meses, ele aprendeu a viver com humanos e gradualmente se aqueceu dos traumas.”
Quando surgiu a suspeita de cegueira
Mesmo com a recuperação física, Don Luis parecia perdido em seu próprio mundo. Os socorristas notaram comportamentos estranhos, como não reagir à presença deles ou parecer desorientado ao ser chamado.
“Quando falávamos com ele, ele apenas olhava ao redor da sala”, relembrou Javiera. “Quando o chamávamos, era como se ele não pudesse nos ver. Pensamos que ele estava ficando cego.”
Preocupados, os voluntários agendaram uma consulta com um neurologista veterinário, buscando entender o que poderia estar afetando a visão de Don Luis.
A descoberta surpreendente: Don Luis via muito bem
O que ninguém esperava era o resultado do exame oftalmológico: Don Luis não tinha absolutamente nenhum problema de visão. Na verdade, ele estava simplesmente… ignorando as pessoas quando não queria interagir.
“O veterinário examinou o Don e nos disse que sua visão é perfeita”, contou Javiera. “Ele apenas gosta de ignorar as pessoas quando não está de bom humor. Ficamos surpresos.”
A atitude indiferente de Don Luis, interpretada como um problema de saúde, era na realidade uma expressão bastante clara de sua personalidade única. “Achamos engraçado, porque o tratamos com muito amor e respeito, e ele não parece apreciar isso”, brincou Javiera. “Se ele pudesse falar, achamos que ele diria: ‘Não lhe devo nada, porque não pedi sua ajuda'”.
Uma nova abordagem para cuidar de Don Luis
Após a revelação, a equipe da organização passou a respeitar ainda mais o jeito independente de Don Luis. “Aprendemos a amá-lo dessa maneira”, afirmou Javiera. Mesmo que nem sempre demonstre afeto da forma tradicional, Don Luis certamente será grato, à sua maneira, pelo carinho e compreensão.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		