Labradora com vitiligo
Foto: Reprodução/Miles Webs/The Dodo

O que parecia apenas um detalhe passageiro acabou se transformando em uma mudança impressionante. Beobi, uma labradora preta adotada ainda filhote por Miles Webs, passou por uma transformação rara e inesperada: seu pelo começou a ficar branco com o passar dos anos.

Quando Miles ainda era adolescente, levou a filhote para casa certo de que ela manteria a pelagem preta por toda a vida. No entanto, cerca de sete anos depois, a aparência do animal começou a mudar de forma gradual e surpreendente.

Tudo começou com uma pequena mancha

Desde que chegou à família, Beobi sempre se destacou pela personalidade brincalhona e cheia de energia. Mas foi em 2023 que algo diferente chamou a atenção: uma pequena mancha branca surgiu logo abaixo de um de seus olhos.

Na época, Miles estava viajando com a família, e a mudança foi percebida por sua esposa, que ficou intrigada com o novo detalhe no rosto da cadela.

“Enquanto eu estava fora, minha esposa começou a notar suas manchas brancas”, disse Miles ao The Dodo. “Achamos que era por causa da ansiedade e do estresse por eu estar viajando.”

A família acreditou, inicialmente, que a alteração poderia estar relacionada à ausência do tutor. No entanto, a hipótese logo foi descartada.

As manchas aumentaram com o tempo

Quando Miles voltou para casa, Beobi ficou radiante com o reencontro, mas as marcas brancas continuaram ali e passaram a crescer.

“Começou com um ponto … que depois se transformou em uma lua crescente.” Ao longo de cerca de um ano, as manchas se espalharam ao redor dos olhos da cadela, mudando visivelmente sua aparência e chamando a atenção de todos que a conheciam.

Nova viagem acelerou a transformação

No ano seguinte, durante mais uma viagem anual da família, a mudança no pelo de Beobi avançou ainda mais rápido.

“Veio de repente e começou a crescer rapidamente a partir daí”, disse Miles.

Mesmo longe de casa, Miles recebia fotos frequentes mostrando que novas manchas brancas surgiam pelo corpo da labradora. A transformação foi tão marcante que parentes e amigos começaram a pedir atualizações constantes para acompanhar a evolução da aparência do animal.

Avaliação veterinária trouxe alívio

Apesar da mudança visual, Beobi continuava com o mesmo comportamento alegre e saudável. Ainda assim, a família decidiu procurar um veterinário para garantir que não havia nenhum problema de saúde.

“O veterinário não notou nenhuma mudança na saúde, e ela está mais feliz do que nunca”, disse Miles.

Embora não tenha havido um diagnóstico formal, a família acredita que Beobi tenha vitiligo, uma condição que afeta a produção de pigmentação da pele e do pelo, também observada em humanos e em alguns animais.

Dois anos após o surgimento da primeira mancha branca, Beobi agora apresenta áreas claras na cabeça, nas orelhas e em várias partes do corpo. O que poderia ter causado preocupação acabou se tornando motivo de ainda mais admiração.

“Adorei vê-la mudar de uma labradora totalmente preta para como ela é agora”, disse Miles.
“Ela [sempre] foi minha linda bebê …”