
O verão ainda nem chegou, mas já tivemos dias de muito calor, especialmente na última semana. Embora a temperatura tenha dado uma amenizada nesta semana, por conta da chuva, a temporada do calor está quase aí.
Durante os dias de calor intenso, quando as temperaturas ultrapassam os 30ºC, não são só os seres humanos que sofrem com o calor: os animais também.
A médica veterinária Gabrielle Mayuri dá dicas para evitar que os pets, principalmente os cães, sofram com o calorão. Uma das dicas vai na cama deles e é bem fácil fazer.
“Com uma luva cirúrgica, você a enche com água e colocar no congelador. Quando congelar, você deixa na cama do animal, tampa com o cobertor para não mexer e ele vai ficar um pouco mais fresco”, afirma a veterinária.
Outra dica importante é na hora de passear com o animal. Prefira os horários com o calor mais ameno, como antes das 10h e depois das 16h.
“No passeio com o animal, se você colocou seu pé no chão, está quente, não conseguiu ficar também vai queimar a pata do animal. Por isso é importante escolher bem o horário e preferir locais com grama”, afirma.
Outro dica é ficar sempre de olho na água, para ver se está fresca. Alguns cãezinhos gostam também de lamber pedras de gelo, como uma forma de refrescar.
Confira algumas dicas
Evite deixar o cão sozinho dentro do carro quando estiver calor, ainda mais com os vidros fechados e por pouco tempo.
A sensação de calor deles é diferente das dos humanos.
Água é indispensável para qualquer um, inclusive para os pets. Então deixe sempre a tigela com água fresca e, quando sair, não esqueça de levar uma garrafinha com água.
Cães mais peludos sofrem mais com o calor, então uma dica é tosá-los com maior frequência. Isso ajuda eles a resistir ao calor.