Sammie
Foto: Reprodução/ACC/The Dodo

No início de maio, Sloane Quealy recebeu um chamado urgente: 40 cães, todos misturas de belga Malinois e pastor alemão, haviam sido resgatados de um apartamento minúsculo, onde viviam sem cuidados ou socialização.

Um funcionário dos Centros de Cuidados com Animais pediu ajuda para realocar os cães, e Sloane decidiu acolher 10 deles. Entre eles estava Sammie, um pastor alemão misturado com Malinois belga de apenas 2 anos que, ao ser visto pela primeira vez por Sloane, partiu corações.

“Quando eles abriram a porta [do canil dele], meu coração se partiu”, disse Sloane. “Ele parecia tão derrotado. Estava tremendo um pouco, e eles disseram que ele não tinha se movido.”

Medo paralisante e resgate comovente

Completamente aterrorizado, Sammie se recusava a andar, obrigando a equipe a usar um cobertor pesado e um carrinho para transportá-lo até o carro. Mesmo assim, ele permaneceu apático.

“O cachorro simplesmente deitou lá; ele não fez nada”, contou Sloane. “Ele não reagiu de forma nenhum. Ele estava tão, tão quebrado, sabe? Eu quase comecei a chorar.”

No trajeto, Sammie se animou levemente ao ouvir um dos filhotes resgatados no banco da frente, mas voltou a ficar retraído ao chegar ao veterinário.

A mudança começa com reencontro emocionante

A virada aconteceu em uma creche canina, onde Sammie reencontrou os cinco filhotes do mesmo resgate. Inicialmente imóvel, ele só começou a andar quando os filhotes se aproximaram.

“Um filhote ficou com Sammie, e seu rabinho abanou”, relatou Sloane. “E então ele começou a andar e, tipo, mancando ao redor dos filhotes, e eles acabaram indo juntos. Então ele se deitou novamente, e deixou sair o maior suspiro. E eu quase comecei a chorar, porque ele sabe que está seguro agora.”

Progresso rápido e sinais de alegria

No dia seguinte, Sammie já se mostrava confiante, caminhando pelo quintal com os filhotes e usando o banheiro do lado de fora.

“O comportamento dele é tão diferente. Agora ele tem confiança”, disse Sloane. “Eu juro que ele está sorrindo; ele está feliz. Ele tem uma luz nos olhos que não tinha antes.”

Jess Roscetti, treinadora da creche, confirmou a evolução:

“Sammie está saindo de sua concha e se aproximando de mim para ser amado”, contou.

Sammie e amigos caninos
Foto: Reprodução/ACC/The Dodo

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]