Foto de cachorro em sofá
Animais de estimação ajudam a combater o estresse, sensação de solidão, ansiedade e depressão (Foto: Freepik)

Com a pandemia do novo coronavírus, muitos tutores estão trabalhando em casa e com mais tempo para se dedicar aos pets. No entanto, aquela saidinha com os bichinhos de estimação não é mais possível devido ao período de quarentena. E aí vem a pergunta, o que fazer com a energia acumulada dos pets dentro de casa?

Para passar por esta fase com mais tranquilidade possível, o Dr. Matheus e o Dr. André, da Clínica Dr. PetZoo, separaram algumas dicas. Confira:

  • Ofereça novidades nas brincadeiras, como o animal vai passar maior parte do tempo em casa, tenha objetos de interação em todo o ambiente para o animal de entreter.
  • Separe um local específico para as necessidades do animal, muitos cachorros estão acostumados a fazer isso fora de casa. No caso dos cães existe spray que ajuda a educar o seu pet a fazer suas necessidades em um só local.
  • Alguns pets adoram tomar sol, prepare um cantinho na casa para esse momento.
  • É importante manter hábitos de higiene, os pelos devem ser escovados diariamente, além de retirar uma quantidade de pelo que cairiam pela casa pode ser uma forma de carinho. Aproveite para escovar os dentes dos animais diariamente, aproveite o tempo que está em casa e comece a criar esse hábito com o animal.
  • Estimule a cognição do animal aproveite o tempo para ensinar seu cão a sentar, levantar e não se esqueça da recompensa, um biscoitos e elogios podem ser ótimos estímulos de aprendizado.

O Dr. Matheus lembra que é importante respeitar os limites dos animais. “Há animais, a exemplo dos gatos que não gostam muito de contato, a interação acontece no tempo deles, e isso deve ser respeitado para não estressá-los”.

Já o Dr. André destaca que a companhia de um animal de estimação durante a quarentena ajuda a combater o estresse, sensação de solidão, ansiedade e depressão.

“Através da interação com o animal o corpo humano tende a produzir hormônios como a ocitocina, prolactina e a serotonina, melhorando o humor dos tutores”, explica.

Serviço:

Clínica Veterinária Dr. PetZoo

WhatsApp: (11) 99288-3123

Telefone: (11) 4587-1216

Endereço: Rua Bom Jesus de Pirapora, 2654, Jundiaí (SP)

Site: www.drpetzoo.com.br

[tdj-leia-tambem]