Grupo de cachorros
Foto: vladimisrt/CanvaPro

Você já ouviu falar de Piacenza, a cidade que tem mais cachorros do que crianças? Recentemente, a prefeitura da cidade, que fica na região de Emilia-Romagna, divulgou dados que mostraram que o município tinha um maior número de cães do que de crianças. De acordo com as autoridades, o motivo foi o aumento no número de compra de animais na região.

Um levantamento de 31 de dezembro de 2012 mostrava 6.316 cachorros que viviam na cidade. No entanto, agora são 11.125, quase o dobro. Enquanto isso, a cidade registrou 10.335 crianças, entre 0 e 11 anos. Além disso, vale ressaltar que os números contabilizam apenas cachorros que possuem cadastro regular.

[tdj-leia-tambem]

Uma das explicações, além do aumento de compra de cães, é a queda da natalidade na região. A prefeita Katia Tarasconi revelou que os dados de nascimentos de crianças em 2023 não estão bons. “Foram 360 nascimentos e as crianças nascidas em 2022 foram mil. Os números são melhores do que em 2020. É claro que comparar os dois números impressiona um pouco. Precisamos de crianças e uma das nossas preocupações é aumentar creches, que estamos fazendo, e atendimentos para mães, justamente para incentivar o parto, mas leva tempo”, disse a prefeita.

Além da preocupação com a queda de natalidade, a cidade também revela ter o problema com aumento de cães, em relação à limpeza das ruas. Ainda assim, a prefeita reforçou que os cachorros “são muito úteis em casa, para as crianças e idosos”. “As duas coisas não se opõem, seria bom ter muitos filhos e muitos cães”. E você, gostaria de viver em Piacenza?