Foto: Canva Pro
Foto: Canva Pro

Você, tutor de gatos, já ouviu falar da Doença da Lagartixa? A Platinosomose é uma doença parasitária que afeta os felinos de estimação. O parasita causador da doença é um verme chamado Platynosomum fastosum, encontrado em lagartixas e sapos.

De acordo com o veterinário da clínica Dr. PetZoo, Dr. Matheus Moreira, a infecção acontece através da ingestão desses animais ou pelo contato com a água ou solo contaminado com seus ovos.

“Gatos têm o instinto de caçar animais menores, o que pode facilitar a contaminação pela doença”, destaca Dr. Matheus.

Os sintomas da platinosomose podem variar de acordo com a gravidade da infecção. Os sintomas mais comuns incluem vômito, diarreia, febre, perda de peso, icterícia, letargia (cansaço e desmotivação) e dor abdominal. Veterinários conseguem diagnosticar a doença através de exames de sangue, fezes e imagem.

Tratamento

Foto: Canva Pro

“Podemos tratar a platinosomos com medicamentos antiparasitários. Já o tempo de tratamento varia de acordo com a gravidade da infecção”, destaca Dr. Matheus.

Em casos leves, basta uma única dose do medicamento, mas em casos mais graves, o tratamento pode durar até 5 dias. Além disso, o gato também poderá precisar receber fluidos intravenosos e medicamentos para controlar a dor e a inflamação. Em alguns casos, pode ser necessário ainda hospitalizar o gato para que ele receba o tratamento mais adequado.

Prevenção

A melhor forma de prevenir a platinosomose é evitar que os gatos tenham contato com lagartixas e sapos. Se o seu gato for infectado, é importante procurar um médico veterinário o mais rápido possível para iniciar o tratamento.

Foto: Canva Pro

Como evitar a platinosomose em gatos

  • Mantenha seu gato dentro de casa;
  • Se o seu gato precisar sair, certifique-se de que ele esteja sempre supervisionado;
  • Remova qualquer lagartixa ou sapo que encontrar em sua casa;
  • Mantenha a área externa da sua casa livre de detritos, como folhas e galhos. Isso pode servir de abrigo para lagartixas e sapos;
  • Vermifugue seu gato regularmente;
  • Se você acha que seu gato pode ter sido infectado com platinosomose, procure um médico veterinário imediatamente.

[tdj-leia-tambem]