Cachorro em ônibus
Foto: Chris McGrath

Esse das fotos é Boji, um cachorro que vive nas ruas de Istambul e virou uma celebridade entre os moradores por viajar sozinho. As aventuras do cachorro vão de ônibus e trens até balsas. Os passeio de Boji começaram a chamar a atenção dos guardas municipais da cidade há alguns meses.

Desde então, começaram a “rastrear” seus passos, para ver se ele tinha tutores. Ainda assim, estavam todos encantados com a independência do pet. “Ele sabe onde ir, sabe onde descer”, conta Avlin Erol, chefe do departamento de atendimento ao cliente do Metrô de Istambul.

De acordo com os moradores da região, Boji viaja cerca de 30 quilômetros por dia, passando por várias estações de metrô e embarcando em pelo menos duas balsas.

“Ele tem um espírito tão livre. Tudo que ele quer fazer é andar nos transportes públicos. Toda vez que ele vê um ônibus, uma van, ou qualquer tipo de transporte passando, ele quer entrar. É meio bizarro!”, comentou Chris McGrath, um fotógrafo que, recentemente, passou um dia todo seguindo Boji pela cidade, registrando suas aventuras.

Foto: Chris McGrath

Sabe exatamente onde ir

“Ele fica ao lado da plataforma, e assim que ouvir a vibração do trem chegando, vai até o final da plataforma. Aí, basicamente, persegue o trem de volta e espera junto à porta. Ele sabe exatamente onde estão as portas. Ele é bastante insistente na verdade; as pessoas estão tentando descer, ele tenta entrar”, conta McGrath, maravilhado.

Nas balsas, Boji tem seu lugar especial e favorito: o banco que fica do lado onde bate sol. “Ele ama água. Quando a balsa começa a andar ele late para as ondas”, explica o fotógrafo.

“Ele verificou um, e as pessoas entravam. Eu não sei como ele sabe, mas aquele estava indo para Eminönü e o outro estava indo para Beşiktaş. Então ele checou o Eminönü e ‘não, esse não é o correto’. Assim, ele se abaixou sob as catracas e foi para o Beşiktaş. Não sei como ele sabe, mas parece gostar de andar na balsa Beşiktaş”.

Foto: Chris McGrath

Fãs pelo mundo todo

As aventuras de Boji têm chamado tanta atenção, que os moradores de Istambul criaram até contas no Twitter e no Instagram para o cachorro. Nas redes sociais, as pessoas postam selfies que tiram com Boji no caminho para o trabalho ou durante passeios com a família nos transportes públicos.

Foto: Chris McGrath

Foi dessa forma que Chris conheceu a história do cachorro. “Todo mundo conhece ele e agora todo mundo o vê”, conta o fotógrafo.

Para muitos, Boji acabou saindo de um “cachorro de rua” e se torou uma membro amado da comunidade.

“Ele entrou em um restaurante e dois homens meio que expulsaram ele de lá. Gritaram com ele. E então você ouve outra pessoa, outro dono de restaurante, gritando para aqueles caras: ‘É Boji! É o Boji! Não o afugente!’ Então ele definitivamente tem status de celebridade agora”, relata Chris.

Protegido pela cidade

Os trabalhadores da prefeitura também protegem o cachorro. Frequentemente, eles o levam para um pet shop e para consultas no veterinário. Além disso, fizeram um estudo comportamental, para garantir que era seguro permitir interação humana com ele.

“Eles o levaram para um campo de treinamento e lhe deram um pouco de TLC, algum aliciamento, algumas vacinas”, disse McGrath. “Eles o viram interagir, consertaram sua coleira de rastreamento, e isso levou cerca de uma semana”. O município também criou um pequeno canil para ele em uma das estações de metrô, e eles o alimentam sempre que volta.

Foto: Chris McGrath

De acordo com Chris, o município em breve colocará alguns cartazes informativos sobre Boji no sistema de trânsito, dando às pessoas orientações sobre como interagir com ele. As pessoas só não devem esperar que o cão os obedeça.

“Ele não escuta ninguém”, disse McGrath. “Se você tenta dizer algo a ele, ele simplesmente o ignora basicamente. Muita gente diz: ‘Oh, venha aqui, sente-se aqui’, e ele simplesmente ignora, ele vai onde ele quer ir”.

Foto: Chris McGrath

[tdj-leia-tambem]