Foto de cachorro preto
Leishmaniose visceral canina é transmitida por mosquito conhecido como "palha" (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento do Bem-Estar Animal de Jundiaí atua diariamente na conscientização contra o abandono de animais e, na Semana do Meio Ambiente deste ano, o trabalho da instituição será ampliado.

O Debea é ligado à Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) da Prefeitura de Jundiaí, e tem como objetivo fazer da cidade um local mais sustentável. Proteger os animais do abandono é uma das ações que auxilia esse objetivo.

“A busca da sustentabilidade e conservação das condições ambientais implica em diversas ações conjuntas. A mudança de comportamento, o combate ao que prejudica e externar a promoção de iniciativas para as melhorias de ações ambientais e esse é um dos papéis da UGPUMA”, comenta o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho. Ele também reforça que o ato de abandono animal é crime e pode ser combatido através de denúncias feitas pela população.

No mês de abril, o Debea completou 10 anos, sendo responsável por políticas públicas voltadas para controle populacional e bem-estar dos animais de Jundiaí, com foco em medicina veterinária do coletivo. “É importante salientar que o DEBEA não é um abrigo permanente de animal abandonado e sim um espaço de transição onde os animais sem tutores identificados ficam durante o período que precisam de cuidados veterinários”, salienta a diretora do DEBEA, Daniela Araújo Passos. 

Atendimento veterinário e castrações gratuitas

O Debea promove aos animais atendimento veterinário, abrigos temporários e castrações gratuitas, como forma de controle populacional de cães e gatos da cidade. “Para melhorar a efetividade da castração, o programa leva em consideração critérios epidemiológicos para identificação dos animais com prioridade para castração. Além disso, todo animal castrado também é identificado por meio da implantação de um microchip que possui um número único que liga o animal ao seu responsável”, explica Daniela. 

Quem tiver interessado em inscrever o pet para castração gratuita deve realizar o cadastro através do site da Prefeitura de Jundiaí, ou através do App Jundiaí, no serviço Cadastro de Animais para Castração. Podem ser inscritos fêmeas e machos de cães e gatos com idade entre três meses e oito anos e mais de um quilo. Após o cadastro, o tutor deve acompanhar o avanço da inscrição.

A lista com o nome dos inscritos fica disponível no site da Prefeitura de Jundiaí e é atualizada bimestralmente. A diretora do órgão reforça que o cadastro deve ser atualizado, e que ultimamente têm encontrado dificuldades em conseguir entrar em contato com os tutores dos animais inscritos.

[tdj-leia-tambem]