Dia Mundial do Cachorro reforça conscientização de abandono e maus-tratos
Foto: Canva

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Cachorro, uma data especial para homenagear nossos fiéis companheiros. Mas, além de celebrar, a data serve como lembrete de conscientização e combate ao abandono e maus-tratos contra esses animais.

Dia Mundial do Cachorro

O Dia Mundial do Cachorro, celebrado em 26 de agosto, é uma data relativamente recente, mas que rapidamente se tornou um marco importante para os amantes de cães em todo o mundo. A data foi instituída para celebrar a lealdade, a companheirismo e o amor incondicional que os cachorros proporcionam aos seus tutores.

Além disso, o Dia Mundial do Cachorro serve como um lembrete da importância de cuidarmos dos animais, combatendo o abandono e os maus-tratos, e promovendo a adoção responsável.

Cuidado animal e a Teoria do Elo

A policial civil e vice-presidente da ONG animal Focinho Feliz, Alessandra Prandi, explica como é fundamental a denúncia. De acordo com Prandi, um levantamento realizado através do banco de dados da Polícia Militar mostra que 70% das pessoas que cometem crueldade animal também cometem crimes graves contra pessoas. É a chamada Teoria do Elo.

“A gente conseguiu ver que os autores que responderam criminalmente por crimes contra animais e ambientais também responderam crimes graves contra pessoas como crime de lesão corporal, homicídio, estupro”, explica a policial civil e protetora animal.

“Você identificando e prendendo um autor de maus-tratos contra animais, também vai estar punindo um possível autor de crimes contra pessoas também. Inclusive, por exemplo, na violência doméstica, 50% das mulheres que alegam sofrer violência doméstica também falam que o mesmo autor que comete violência contra elas, comete violência contra os seus animais de estimação. E dentro dos lares dissociativos, que a gente diz que são lares onde há maus-tratos contra animais, também há crimes contra mulheres crianças e idosos”, explica.

Como denunciar casos de abandono e maus-tratos contra animais

Em São Paulo, você tem diversas opções para denunciar casos de crueldade contra animais. Confira.

  • Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA): Através do site da DEPA, você pode registrar sua denúncia de forma anônima, com fotos, vídeos e descrição detalhada da situação.
  • Polícia Militar (190): Em casos de risco iminente à vida do animal ou flagrante de maus-tratos, ligue imediatamente para a Polícia Militar.
  • Ouvidoria do Ministério Público do Estado de São Paulo: Utilize o site da Ouvidoria para formalizar sua denúncia.
  • Ouvidoria do município: Entre em contato com a ouvidoria da sua cidade através do número 156.