
O coração de Donna Lochmann disparou quando ela chegou a uma casa abandonada. Voluntária da organização Resgate Perdido de St. Louis (SRSL), ela havia recebido a denúncia de que alguns filhotes estavam vagando pelo quintal do imóvel.
Donna levou uma armadilha e petiscos para atrair a mamãe, mas ao se aproximar da casa percebeu algo inesperado: havia duas cadelas adultas pedindo ajuda, e nenhum sinal dos filhotes.
“Mamãe e sua melhor amiga (possivelmente sua irmã) eram inseparáveis”, contou a SRSL nas redes sociais. “Nós não deixaríamos a amiga dela para trás.”
A busca pelos filhotes
Enquanto montava a armadilha, Donna recebeu a ajuda de dois trabalhadores da construção civil que haviam feito o primeiro chamado. Juntos, eles vasculharam o quintal até que um deles viu um pequeno focinho branco espiando debaixo de uma pilha de madeira.
Logo, encontraram todos os oito filhotes escondidos, assustados, mas bem. E enquanto o grupo resgatava os bebês, uma das cadelas entrou espontaneamente na armadilha, seguida, minutos depois, pela outra.
“A amiga dela parecia entender o que precisávamos que ela fizesse”, relatou a SRSL. “Ela entrou sem hesitar.”
Duas mães, um só coração
Com as dez vidas a salvo, Donna levou o grupo à clínica veterinária da SRSL. Foi lá que a equipe percebeu o laço profundo entre as duas cadelas, batizadas de Prize e Award.
“Vimos imediatamente que Prize enterrava a cabeça na pele de Award”, escreveu a equipe. “Elas se aconchegavam juntas enquanto cuidavam dos filhotes, como se compartilhassem o papel de mãe.”
Hoje, Prize e Award estão saudáveis e adaptadas. Aprenderam a andar de coleira e adoram explorar o mundo lado a lado, sempre uma dando coragem à outra. “Temos a sensação de que elas vão se abraçar e brincar pelo resto de suas vidas…”, concluiu a SRSL.