Foto: Mata Ciliar
Foto: Mata Ciliar

A apreensão de aves vindas do tráfico levadas à Associação Mata Ciliar de Jundiaí continua com números preocupantes. Nos últimos três dias – terça (8), quarta (9) e quinta (10) – a Mata Ciliar recebeu 42 animais. De acordo com a entidade, todas as aves resgatadas pela equipe da Secretaria de Gestão Ambiental de Louveira agora ficarão sob os cuidados da equipe da Mata.

Canários da terra, coleirinhas, sabiás, azulões, cardeais e entre outras espécies resgatadas estavam sendo mantidas em condições precárias, apresentando lesões físicas e transtornos comportamentais. Os problemas eram nítidos e diversos, como gaiolas sujas, algumas sem água, outras com alimentos podres, junto com animais ofegantes e machucados.

“Eles ficam muito estressados e acabam se debatendo nas gaiolas que, normalmente, machuca seus bicos. Recebemos muitos animais sem penas também, devido esse estresse, no qual eles mesmo arrancam. Algumas lesões podem ter sido provenientes de má nutrição, em que atrofia a musculatura, ou de capturas ilegais da vida livre, ou seja, o animal não está acostumado com uma gaiola e se debate até machucar”, pontua Camila Bezzon, bióloga da Mata Ciliar.

O município de Louveira possui parceria com a Mata Ciliar, que contribui para o recebimento e reabilitação de animais silvestres.

Foto: Mata Ciliar