Cachorros em parque
Foto: Reprodução/TikTok - @qilastiktok

O tutor de uma cachorrinha chamada Qila recentemente compartilhou imagens de um recente encontro entre um grupo de cães introvertidos. Acredite se quiser, o rolêzinho foi comicamente embaraçoso. No vídeo, publicado no TikTok o tutor explicou o que víamos da melhor forma. “Imagine colocar muitos introvertidos numa sala”.

Na gravação, um grupo de pelo menos nove cães é visto de pé, uns ao lado e até de costas para os outros, em um parque. Simultaneamente, seus respectivos tutores também se encaram, enquanto tentam fazer com que seus pets interajam entre si.

Ainda que cachorros interajam frequentemente uns com os outros quando colocados perto uns dos outros, esses pets em particular parece não ter interesse em farejar seus amigos de quatro patas. Na verdade, eles parecem desconcertados, como se dissessem: “Por favor, a gente pode ir para casa agora?” O vídeo já ultrapassou as 17 milhões de visualizações.

Resgatada das ruas

De acordo com um post no Instagram, Qila vivia nas ruas de Sochi, na Rússia, enquanto estava grávida. Seu atual tutor imagina que sua antiga família teria a expulsado ao descobrir a gestação da pet. Após seu resgate, os cuidadores disseram que a cachorrinha estava “realmente com medo e insegura”. Sua história viralizou no abrigo e um casal da Suécia decidiu adotá-la.

Qila chegou à sua nova família em agosto de 2021, mas inicialmente tinha medo do seu novo ambiente. “Qila tinha realmente medo de tudo e de todos”, explicaram os novos tutores. Felizmente isso mudou. Agora, Qila tem uma forte ligação e um lar feliz com os seus novos companheiros humanos. Ainda assim, a interação com outros cães é difícil para a pet. O que é reconfortante é que, como mostra o vídeo, ela não está sozinha nessa, e é completamente normal se sentir introvertido.

[tdj-leia-tambem]

Cachorros introvertidos

O conceito de cachorros introvertidos pode parecer estranho a alguns. No entanto, de acordo com pesquisas, apesar do intelecto limitado, os cães têm traços de personalidade. Uma das pesquisas mais notáveis neste campo foi publicada numa edição de 2002 da revista Applied Animal Behavior Science. Na ocasião, investigadores analisaram os dados comportamentais de cerca de 15.329 cães em 164 raças diferentes.

Como resultado do estudo, cientistas encontraram cães capazes de uma variedade de traços de personalidade, incluindo “brincadeira”, “sociabilidade”, “curiosidade” e “timidez”, entre outros.