
Todo jundiaiense que tem cães em casa já ouviu falar da Pracinha dos Dogs, espaço de área verde, totalmente cercado, frequentado por donos e cães de toda a cidade. O espaço, pertencente à Prefeitura Municipal e mantido pela Astra em parceria com o Projeto Pracinha dos Dogs, iniciou o conceito de parques pet friendly em Jundiaí. Hoje, já são quatro.
Sara Penteado, fundadora da Ong Projeto Pracinha dos Dogs e voluntária de Conscientização e Conservação da Praça, localizada na rua Prof. Sebastião Augusto de Miranda, no Jardim Primavera, diz que o espaço recebe em torno de mil animais por semana. “Principalmente nos sábados, das 10h às 13h, são muitos animais mesmo. Essa é uma área de referência em parques pet friendly”, comenta.
Além dela, segundo a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (Ugisp), os parques do Engordadouro, Morada das Vinhas e a Praça Família Jundiaí e Espaço Pet, na avenida 9 de Julho, também recebem os animais de estimação dos munícipes. E esse número deve crescer ainda mais. “Mais duas praças com conceito pet friendly serão entregues ainda este ano. O projeto de implantação está em andamento na rua Elias José Cavalcante, no bairro Eloy Chaves, e na rua Eloy Chaves, na Ponte São João”, informa.
[tdj-leia-tambem]
A bióloga e jornalista, Luiza Cervenka de Assis, colunista do Estadão, orienta que os donos, ao levar os cães em espaços abertos com outros animais pela primeira vez, criem um processo de adaptação. “Dê preferência por horários alternativos, com poucas pessoas e cães. Evite levar bolinha e petisco, caso seu cão seja possessivo, e fique atento para a linguagem corporal. Se perceber que o seu pet está tenso perante outro cão, desvie a atenção dele”, indica.
Para Sara Penteado, a participação coletiva é muito importante. Se todos cuidarem do seu pet e do espaço verde, evitando a depredação e sujeira, o momento de lazer ficará ainda mais recompensador. “Iniciativas de criação de áreas assim são excelentes, principalmente com manutenção e fiscalização. É muito bom não ser discriminado por levar o seu cachorro e poder socializar com o pet em lugares públicos. Isso tudo ajuda a evitar a questão dos maus tratos, pois mostra que é possível tirar os cães de lugares apertados e dar a eles mais qualidade de vida”, explica.
De acordo com a Ugisp, para 2020, mais cinco parques no conceito pet friendly devem ser criados. A proposta é que eles estejam nas regiões dos bairros Cidade Jardim, Parque Residencial Jardim Santa Gertrudes, Vila Maringá, Jardim Merci e Colônia.
