
Carrots, ou Cenoura, é um gato cego de terapia que recebeu a Medalha Cruz Azul por seu trabalho com pacientes do hospital Marie Curie, em West Yorkshire, na Inglaterra. Fundada em 1897, a Cruz Azul é um serviço de cuidado, resgate e adoção de animais no Reino Unido.
Cenoura é o 80º herói de estimação a receber a Medalha Cruz Azul, que reconhece um bichinho a cada ano “que fez algo incrível para mudar ou até mesmo salvar uma vida de uma forma grande ou pequena”.
O gato, agora com quatro anos de idade, é um dos poucos gatos a receber o prêmio. Nascido com um defeito ocular, ele é o único gato de terapia cego no Reino Unido. Além disso, é o único gato de terapia dentro do hospital Marie Curie. Cenoura geralmente é solicitado por pacientes doentes ou em cuidados paliativos, especialmente quando estão ansiosos ou deprimidos.

Um gatinho especial
Ele também é o melhor amigo felino de Katie Lloyd, dona do Bradford Cat Watch Rescue & Kittens, que o resgatou quando ele tinha apenas 3 semanas de vida. Katie é quem organiza as visitas terapêuticas.
“Quando Cenoura chegou, eu soube imediatamente que ele era especial”, disse ela ao Daily Mail. Ainda assim, até ela ficou um pouco surpresa pela Medalha da Cruz Azul, liderando um grupo de quase 150 outros heróis de estimação. “Mas ele tem estado lá para todos no Hospital Marie Curie na hora de sua necessidade e é especial para tantas pessoas. Ele adora visitar os pacientes e se instala ao seu lado para que eles possam acariciá-lo e ouvi-lo ronronar”.
Durante grande parte da pandemia, precisaram reduzir as viagens de Cenoura ao centro hospitalar. Por isso, Katie o ajudou a escrever cartas para os residentes, “que ele assina com uma pata impressa, é claro!” disse ela. Cenouras é chefe do comitê de boas-vindas da organização de resgate e o protagonista de seu calendário de 2021, que ganhou o tema: “Cenouras vê com seu coração – o amor é cego!”
[tdj-leia-tambem]
Com informações de Daily Paws.

