Filhote de urso com cabeça presa aguarda por ajuda na beira da estrada
Foto: Sarah Lindgren

Outro dia, enquanto dirigia nos arredores da cidade de Cross Fork, na Pensilvânia, a guarda florestal Sarah Lindgren notou algo que a fez pisar no freio. Ali, perto da estrada arborizada, havia um filhote de urso em claro sofrimento. “Vi o que parecia ser um urso com algo na cabeça, deitado imóvel na beira da estrada”, disse Sarah ao The Dodo.

Ao se aproximar do animal, as suspeitas se confirmaram – era um filhote de urso com a cabeça presa firmemente em um pote de plástico vazio. Então, surgiram os primeiros sinais de vida. “Quando me aproximei do filhote, ele levantou a cabeça”, disse Sarah. “Então, entrei no modo super furtivo para me aproximar dele.” Dada a localização do urso, claramente visível na beira da estrada, era quase como se ele estivesse procurando ajuda de um motorista que passava. E foi exatamente isso que o urso recebeu.

Com um puxão firme, a guarda florestal conseguiu liberar a cabeça do filhote do frasco. “Depois disso, [ele] ficou muito desorientado e me olhou com desconfiança. Comecei a incentivá-lo a seguir em frente para que não fosse atropelado por um carro.”

Quando o urso se afastou a uma distância segura, Sarah notificou a Pennsylvania Game Commission sobre o que havia acontecido.

Urso sozinho

Durante todo o incidente, Sarah nunca viu a mãe do urso. Mas, com cerca de 8 meses de idade, o filhote, as autoridades consideram o animal como tendo idade suficiente para sobreviver de forma independente. “Acredito que, se a mãe estivesse envolvida, ela teria sido capaz de remover o contêiner sozinha”, acrescentou a guarda. “Imagino que [ele] estivesse acostumado a ficar sozinho.”

Felizmente, Sarah avistou o urso novamente alguns dias após o resgate, observando que ele parecia estar recuperando suas forças. “Estou otimista [de que ele sobreviverá]! Fiz o que legalmente podia fazer e estou feliz por ter ajudado.”

[tdj-leia-tambem]