
Um filhote de urso marrom desorientado foi resgatado na província de Duzce, no noroeste da Turquia, nesta quinta-feira (11). Acredita-se que o animal acabou intoxicado após comer uma quantidade excessiva do chamado “mel louco”.
Imagens mostram a ursa fêmea balançando e chorando enquanto ela se sentava de barriga para cima na parte de trás de uma caminhonete. A gravação aconteceu após pessoas resgatarem o urso visivelmente debilitado da floresta.
“Meu Louco”
Apicultores das montanhas de Kaçkar, acima do Mar Negro, produzem pequenas quantidades do mel louco (ou “deli bal”, em turco). Esse é o único lugar no mundo além dos contrafortes dos Himalaias onde espécies indígenas da flor rododendros produzem essa potente neurotoxina, chamada grayanotoxina.
De acordo com especialistas, se as abelhas se alimentam de néctar suficiente da flor, o mel vermelho-lama que produzem tem um cheiro forte e um sabor amargo. Mas, para os mamíferos que consomem esse mel, há uma surpresa. Uma pequena colherada ingerida sozinha, com água quente ou leite é suficiente para induzir um estado levemente alucinógeno ou eufórico.
Normalmente, locais consomem esse mel antes do café da manhã como um tratamento tradicional para hipertensão, impotência e uma série de outras condições. Os europeus do século XVIII a chamavam de miel fou, importando-a dos otomanos para adicionar à cerveja.
[tdj-leia-tambem]

No entanto, na quantidade errada, o mel pode reduzir a pressão arterial a níveis potencialmente perigosos e induzir náuseas, desmaios, convulsões, arritmias e, em casos raros, a morte. Dezenas de pessoas por ano acabam internadas por envenenamento por mel louco.
Felizmente, o urso encontrado recebeu tratamento veterinário adequado. De acordo com as autoridades, o animal estava em boas condições. Além disso, o Ministério da Agricultura da Turquia usou o Twitter para comunicar que o estado de saúde do urso é bom e ela deve ser solta na natureza em breve. O animal ainda ganhou um nome.
“O nome do nosso ursinho fofo é ‘Balkız’. Viva o nome da nossa filha. O estado de saúde de Balkız é bom, vamos soltá-la em seu espaço de vida o mais rápido possível”, escreveu o órgão.