Filhotes de cachorro brincando
Foto: Reprodução/Twitter - Gregory Schnakenberg

Durante toda a existência da humanidade, coisas inimagináveis já aconteceram e, com a criação de câmeras fotográficas, historiadores encontram imagens que mudam os arcos da nossa história. Mas, às vezes, as imagens encontradas são simplesmente… fofas.

No início da década de 1940, a guerra estava assolando todo o Pacífico – inclusive as Filipinas. Por isso, recentemente, quando o historiador e arquivista Gregory Schnakenberg descobriu uma velha caixa de metal contendo um rolo de filme rotulado “As Filipinas 1942”, ele acreditava que o conteúdo poderia mostrar um vislumbre desse conflito.

“Entusiasmado com a possibilidade de descobrir imagens perdidas da Segunda Guerra Mundial, as enviei a especialistas para cuidado e digitalização”, escreveu Schnakenberg no Twitter. Mas, quando o filme voltou para Gregory, o historiador viu que suas suspeitas estavam erradas.

[tdj-leia-tambem]

Ao invés de cenas sombrias de guerra, as filmagens “há muito esquecidas” eram de algo completamente oposto: o vídeo mostrava pequenos filhotes de cachorro brincando.

Obviamente, como tudo relacionado a filhotes de cachorro, o tweet do historiador rapidamente viralizou. Ainda é difícil de descobrir detalhes sobre as filmagens, como quem estava segurando a câmera e o que aconteceu com os filhotes de cachorro. Ainda assim, a motivação para filmar parece muito razoável: era uma cena linda demais para não capturar.