
Uma funerária de Sorocaba inovou com a nova contratação: Nala, um cachorro da raça Golden Retriever. De acordo com Luana Barros, diretora administrativa da funerária Ossel Assistência, a pet terá a missão de ajudar as pessoas a enfrentar o processo de luto. Nala é a segunda “cãolaboradora” da empresa.
“Nala está passando por um processo de adestramento para fazer um trabalho muito nobre nas unidades de velórios, levando muito amor e carinho aos adultos e crianças enlutadas, além de alegrar nossos colaboradores”, contou Luana, em entrevista ao g1.
Além de visitar os colaboradores da empresa, o cachorrinho portará mensagens de consolo e acolhimento dentro dos velórios. Segundo a empresa, alguns países já praticam esse tipo de trabalho, que é pouco difundido no Brasil e inédito na região de Sorocaba.

Para isso, com a ajuda dos bichinhos, a empresa se baseia em um estudo de 2019, da Universidade Estadual da Flórida. De acordo com a pesquisa, pessoas enlutadas enfrentam a situação melhor quando têm a companhia de seus animais de estimação. Segundo o sociólogo Dawn Carr, principal autor do estudo, “na vida cotidiana, ter um gato ou um cachorro pode não o tornar mais saudável. Mas, quando enfrentamos um evento estressante, podemos nos apoiar em um animal de estimação. Você pode conversar com seu cachorro. Ele não vai dizer que você é uma pessoa má, apenas vai amar você. Ou pode acariciar seu gato. É calmante”.
Pensando nisso, a empresa sorocabana implantou o serviço com a chegada do Simba, também filhote de Golden Retriever, nas operações da filial do ABC Paulista.
[tdj-leia-tambem]